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Como Manter a Atitude Positiva Frente Aos Problemas: 5 Dicas Simples e Poderosas

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Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Você sabe o que é Mindset? A tradução básica é mentalidade, mas na verdade é algo muito mais amplo, pois abrange o conjunto de valores, ideias, sentimentos e crenças que você possui. Esse sistema funciona como um filtro para todas as informações que chegam ao seu cérebro. O resultado dessa filtragem é determinante na forma como você enxerga a si mesmo, ao que ocorre com você e também como você reage a esses acontecimentos. Ou seja, seu Mindset pode afetar sua vida, seus relacionamentos e até mesmo o seu futuro. Para o bem ou para o mal.

E a maioria das pessoas é refém desse sistema, apenas reagindo a tudo o que acontece, e nem sempre da maneira mais produtiva.

Mas não precisa ser assim. Você pode mudar e controlar sua mentalidade. E isso vai muito além de pensar positivamente. Você pode (e deve) treinar sua mentalidade da mesma maneira que treina seu corpo. Quando você deseja uma ótima condição física você se disciplina para treinar, se alimentar corretamente e descansar o suficiente certo?!

Se você quiser alcançar uma mentalidade forte, que vai te ajudar a ser mais produtivo e, no futuro, ser bem-sucedido, você deve se dedicar diariamente a ela, até que as mudanças desejadas sejam incorporadas à sua personalidade. O processo não é fácil, mas com persistência e disciplina, você conseguirá resultados que poderão transformar sua vida.

A maneira como você pensa e sente determina sua conduta e comportamento, que, por sua vez, determinam suas ações e seus resultados. Em última análise, determinam seu futuro.

Existem cinco exercícios mentais que você deve praticar durante todo o dia para manter-se otimista, positivo e mentalmente forte. Eles são utilizados por todos os profissionais de sucesso em todas as áreas. São as bases mentais, ou blocos de construção, para o sucesso máximo em cada área de atuação.

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Veja e pratique cada um deles:

 1. Diálogo interno positivo

Décadas de pesquisa psicológica concluíram que a maneira como você fala consigo mesmo determina o modo como se sente mais do que qualquer outro fator. Sua vida emocional é determinada pelas palavras que você diz para si mesmo e nas quais acredita.

A Programação Neurolinguística chama de “enquadramento” a maneira como você  explica um evento a si mesmo, positiva ou negativamente. Esse é o jeito pelo qual você interpreta o que acontece à sua volta. Consiste no diálogo interno, ou seja, as palavras que você fala para si mesmo, enquanto assimila informações do ambiente e as processa por meio de pensamentos. Como Shakespeare disse: “Nada é bom ou mau em si; depende do julgamento que fizermos.”

Se você prestar atenção a maneira como reage as situações, perceberá uma tendência a sempre focar no que falta, em vez do que possui, a reclamar do que perdeu, em vez de comemorar o que ganhou. É a velha história do copo meio vazio em vez de meio cheio.

Nessa lógica, você sente raiva das pessoas que, de certa forma, o prejudicaram. Reprocessa com frequência preocupações financeiras, problemas e medos. Sem querer, desenvolve atitudes negativas que afetarão sua personalidade e, essencialmente, seu trabalho e sua vida. Pouco a pouco, você pode se tornar um ser humano cético, cínico e negativo. E, como a maioria das pessoas ao seu redor, pensará da mesma maneira, você cometerá o erro de achar que “a vida é assim mesmo”.

Mas você pode neutralizar essa tendência negativa controlando o diálogo interno e falando consigo mesmo de forma positiva e assim, controlar seus pensamentos e suas emoções. Apenas o ato de decidir controlar seu diálogo interno já vai te dar uma sensação de otimismo e poder pessoal.

Autoafirmações simples repetidas internamente à medida que você realiza suas tarefas diárias podem ser surpreendentemente poderosas. Ao repetir pensamentos positivos com entusiasmo e convicção, você direciona essa mensagem cada vez mais fundo ao seu subconsciente. Veja alguns exemplos:

“Gosto de mim!”                    “Adoro meu trabalho”           “Eu nasci para o sucesso”     

“Todos os problemas são desafios que representam oportunidades para o aprendizado”

No início, você pode sentir dificuldade de sentir-se bem falando essas frases. Faça o exercício assim mesmo, porque, com a repetição, aos poucos, você vai passar a acreditar nelas. Quanto mais repetir, mais vai aumentar sua autoestima, seu otimismo e a sensação de controle da sua vida. E terá uma performance melhor em tudo o que fizer.

Este é um dos segredos para assumir o controle da mente e se manter focado no modo como quer que as coisas sejam. É a maneira como você supera dificuldades e obstáculos, pensando e sentindo-se positivo a maior parte do tempo.

2. Visualização positiva

O seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interno. Assim, todas as melhorias na maneira como você percebe as coisas externas, começa na maneira como você cria suas imagens internas, ou seja, suas imagens mentais. Imagens positivas, ou visualizações positivas, são imagens detalhadas, coloridas e vibrantes na mente, daquilo que você deseja obter na sua vida.

Imagine-se sendo seguro, positivo, determinado e completamente bem-sucedido. Imagine-se morando na casa dos seus sonhos. Crie uma imagem mental onde você possui o seu peso ideal, com o corpo que deseja, vestindo as roupas que você mais admira. Veja-se dirigindo o carro e tirando as férias dos seus sonhos. Encha a sua mente com imagens de sucesso e riqueza em cada oportunidade.

Empresários de sucesso, quando perguntados no que eles pensam e o que visualizam, eles sempre respondem que imaginam as coisas que desejam na vida. São muito disciplinados quanto a isso e se recusam a perder tempo ou imaginar experiências ou resultados que não querem.

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3. Blindagem mental positiva

Depois que você muda seu diálogo interno e pratica as afirmações e visualizações positivas, você tem que manter isso no seu dia a dia. E o que vai ajudar é o “alimento”  mental que você fornece a sua mente.

Você sabe que o corpo físico, saúde, níveis de energia, digestão, pele, etc., são determinados pelo tipo de alimento que consome. Da mesma maneira, pensamentos, sentimentos, atitudes, emoções e expectativas são determinados pelo que chega ao seu cérebro diariamente, ou seja, o alimento mental que você fornece.

Trazendo isso para nossa realidade atual, você percebe que estamos cercados por um mundo onde, aparentemente, as pessoas só se preocupam com eventos negativos. Se você ligar a televisão, ler os jornais ou olhar o Facebook verá que estão repletos de crimes, tragédias, corrupção, ou seja, histórias negativas e sensacionalistas. Você está constantemente ouvindo pessoas falando de problemas, fofocas, preocupações, crises e incertezas sobre o futuro.

Com o passar do tempo, começa a se fortalecer no seu subconsciente que a vida é ruim, que o futuro não será bom, que só existem pessoas más no mundo, que tudo é difícil na vida, etc. A consequência direta disso é que você começará a repetir internamente imagens relacionadas a essas coisas e isso se transformará na sua forma habitual de pensar. Você começará a ver o aspecto negativo de uma situação antes de ver o positivo.

Se quer ser mentalmente forte e possuir uma atitude mental positiva durante todo o dia, você também deve fornecer à mente alimentos altamente nutritivos.

Deve incorporar informações e idéias nutritivas, ricas e saudáveis a partir de livros, áudios e vídeos, não junk food mental de programas de televisão superficiais e informações inúteis em jornais, revistas e Facebook. Seja determinado, disciplinado e específico sobre o que permite que alcance sua mente, porque isso determina a pessoa que você se torna e os resultados que alcança.

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 4. Relacionar-se com pessoas positivas

Seu objetivo deve ser “voar com as águias” e não “ciscar com as galinhas”. Para isso você deve relacionar-se com as melhores pessoas que você conhece, conviver com os vencedores e, ao mesmo tempo, afastar-se de pessoas que não têm um objetivo na vida, que ficam apenas reclamando de tudo e culpando o mundo por não terem a vida que desejam.

Talvez 80% das pessoas com quem você convive, por causa de uma variedade de fatores sobre os quais não possui controle, não são particularmente positivas, ambiciosas, orientadas para objetivos ou bem-sucedidas. Elas não alcançaram muito na vida e desperdiçam seu tempo ao longo do dia reclamando e lamentando o tempo todo. Se você se relacionar com esse tipo de pessoa, vai acabar se tornando muito parecido com ela.

Por outro lado, ao relacionar-se com pessoas positivas, você se sente feliz e otimista. Elas são alegres, otimistas e encorajadoras, sempre falando de oportunidades e possibilidades. Você gosta da companhia delas e isso faz com que se sinta melhor sobre si mesmo e seu trabalho.

Você precisa de um “grupo de referência” que seja composto por pessoas com as quais você se identifica, que tenham valores e objetivos parecidos com os seus. Se possível, que elas saibam mais do que você, pois assim estará aprendendo sempre.

Você se identificará com elas e vai se referir a elas em seu pensamento ao tomar decisões ou agir. Elas serão seu grupo de referência.

Um grupo de referência bem-sucedido e orientado para realizações, que você conheça pessoalmente ou formado por pessoas que você lê e segue, fará com que você seja bem-sucedido e orientado para realizações. Um grupo de referência negativo e inconsequente fará com que você se torne inconsequente e negativo. Os amigos e colaboradores que você escolhe determinam, em grande parte, seu futuro.

Devido a essa influência excessiva do seu grupo de referência, você deve escolher com cuidado as pessoas com as quais passa o tempo, porque elas têm um efeito sobre seu pensamento, sua personalidade e sobre tudo o que acontece em sua vida.

Quase todas as pessoas bem-sucedidas são muito seletivas quanto as pessoas com as quais se relacionam. Você já deve ter ouvido falar da expressão “Dinheiro atrai dinheiro”, mas a verdade é que as pessoas de sucesso se cercam de outras pessoas de sucesso. Elas evitam a todo custo a convivência com pessoas negativas ou pessimistas. Percebem essas pessoas como “sugadoras de energia e entusiasmo”. Você, por acaso, conhece algum pessimista bem-sucedido?

Seu objetivo deve ser o de tornar-se o tipo de pessoa com a qual todos gostam de estar. Ao se tornar mais positivo e cativante, você começará a atrair outras pessoas mais positivas e cativantes.

 5.Treinamento e desenvolvimento contínuos

Quanto mais novas idéias e informações você incorpora sobre como ser mais eficaz, e quanto mais pensa sobre essas idéias, mais vai personifica-las em tudo o que faz. Seu mundo externo será como o mundo interno. Você se transformará naquilo que pensa. Tudo aquilo que se concentrar se desenvolverá e expandirá sua realidade. Quanto mais você lê livros, ouve áudios e participa de seminários para aprender a ser uma pessoa ou profissional melhor, mais você caminhará, falará, pensará e se sentirá como um dos melhores em sua área. E não será surpresa se começar a atingir os mesmos resultados que os melhores.

Você nunca deve parar de aprender. Na verdade, só quando termina a educação formal é que o processo real de aprendizagem começa. Muitas pessoas depois de se formarem, tornam-se preguiçosas ou se deixam levar pela correria diária e não investem em seu desenvolvimento. Essas pessoas param de crescer e aprender. E, na maioria dos casos, as carreiras dessas pessoas estagnam ao longo dos anos.

Treinamento e desenvolvimento contínuos o tornam mais otimista, lhe dão uma melhor noção de competência e controle e aprimoram sua crença em si mesmo e no seu futuro. E aprimorando-se você aprende qualquer coisa que precisa conhecer para alcançar qualquer objetivo que possa definir para seu futuro.

Ter um Mindset forte e disciplinado pode ser considerado um verdadeiro poder, já que permite que você conquiste seus objetivos, além de manter um estado positivo mesmo frente as mais terríveis dificuldades, aumentando as chances de organizar seus recursos internos e buscar a melhor solução possível.

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Se você tem dificuldades em focar ou se concentrar em seus objetivos, e acha que a procrastinação e a falta de iniciativa podem colocar em risco o futuro que você deseja, conheça um método que pode te ajudar: o curso O Poder do Foco.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

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