PERSONAL

A HISTÓRIA DO MÉTODO PILATES

Pilates-cadillac-revista-pilates
Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Nada melhor para iniciar minhas postagens do que falar um pouco da história do método Pilates. Todos já devem pelo menos ter ouvido falar um pouco sobre o método, ou de seus benefícios para a saúde ou ter algum amigo (a) que pratica não é verdade? Por isso vou fazer uma síntese sobre a criação desse método para que você possa conhecer melhor a sua história e a razão desse método encantar tanto seus praticantes.

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, um alemão filho de um premiado ginasta e de mãe naturopata, que acreditava na cura através de fórmulas naturais e no estímulo ao corpo para autocura, sem medicamentos ou cirurgias.

Joseph Pilates na sua infância sofreu de asma, raquitismo e febre reumática, que aliado à filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai influenciaram Joseph a aprofundar seus estudos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa, buscando superar suas desvantagens físicas, dedicando sua vida para melhorar sua saúde e força.

Joseph_Pilates_01

Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.

Quando adulto tornou-se um respeitado desportista: foi esquiador, mergulhador, ginasta, artista circense e boxeador.

Em 1912 mudou-se para a Inglaterra onde se tornou boxeador profissional e chegou a ensinar autodefesa para os detetives da Scotland Yard. Com o início da 1º Guerra Mundial, Pilates e outros alemães foram detidos em um campo de concentração e durante o período de confinamento ensinou sua técnica de exercícios no solo o que fez com que todos desenvolvessem uma boa musculatura e resistência. Nenhum deles veio a adoecer durante a epidemia de gripe de 1918 (gripe espanhola).

 Foi ainda durante a guerra, que trabalhando como enfermeiro, desenvolveu um sistema onde adaptou as molas das camas hospitalares, que permitia que seus companheiros de confinamento ainda que acamados pudessem se exercitar. Após a Guerra retornou para Alemanha onde trabalhou com Rudolf Von Laban (bailarino). Foi convocado pelo governo para treinar a força policial da cidade de Hamburgo, quando resolveu sair do país e migrar para os Estados Unidos.

Em 1923, partiu para NY para montar seu primeiro studio, no navio conheceu uma enfermeira chamada Clara, que futuramente seria sua esposa. Clara foi fundamental para que Joseph Pilates conseguisse abrir seu Studio e continuar a divulgação do método após seu falecimento.

Joseph Pilates veio a falecer em 1967 com 87 anos, devido a complicações respiratórias causadas por inalação de fumaça em um incêndio ocorrido um ano antes.

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.

2 Comentários

  • Parabéns Flávia! Fico mtoo feliz por vc!!! E mais ainda pq além de ter estudado com vc no colégio, se tornou uma colega de profissão tb! Inclusive por causa do Pilates! :)
    Sucesso minha linda!
    Bjs*

  • Poxa, amei a historia…minha querida sobrinha, minha barby da tia….VC esta de parabéns pelo seu esforço e pela sua vontade de crescer seja sempre essa garota que VC é….amo VC viu bjs da tia…