GASTRONOMIA FIT NUTRIÇÃO

A CHIA E SEU BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

image
Luciana Bittencourt

 

A Salvia hispânica que é conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea nativa da Guatemala e das regiões mexicanas.

Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice MEndoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. Tem sido estudado seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso.

Segue abaixo uma dica para uso culinário da Chia:

image

4 potes de iogurte natural desnatado + 1/2 pote de cream cheese light + Adoçante culinário ou açúcar demerara ou de côco (pouco) + 3 polpas de morango congeladas + 2 colheres (sopa) de semente de chia + 1 colher (sopa) de suco de limão + morangos para acompanhar.

Modo de preparo:
No liquidificador, coloque o iogurte sem deixar cair o soro, acrescente o cream cheese, o adoçante, as polpas congeladas e o suco de limão. Bata por 2 minutos. Coloque as sementes de chia e misture delicadamente à mão. Despeje em potinhos individuais e leve ao freezer até endurecer. Sirva acompanhado de pedaços de morango.

Aproveite as nossas dicas Nutriemotion e tenha um hábito alimentar mais saudável!

Sobre o Autor

Luciana Bittencourt

Luciana Bittencourt

Nutricionista -UFRJ
Mestre em Nutrição - UFRJ
Pós-Graduação em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Ex-professora supervisora de Estágio em Ciência de alimentos da UERJ
Docente do SENAC RIO
Doutoranda em Ciência de Alimentos - UFRJ
Nutricionista clínica da Nutriemotion - atua em todas as áreas do atendimento nutricional, focando na orientação para a mudança de hábitos alimentares com intuito de orientar a adoção de um estilo de vida mais sudável.

Deixe um comentário