COACHING COACHING MOTIVACIONAL PERSONAL

Como Criar Tempo na SUA VIDA – parte 2

time
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

No artigo anterior eu mostrei como você pode organizar suas tarefas por ordem de prioridade, através da Matriz de Eisenhower. Neste artigo eu vou te apresentar outra técnica de gestão de tempo que, se bem aplicada, pode aumentar sua produtividade na execução das suas tarefas.

A Técnica Pomodoro

Na década de 80 o italiano Francesco Cirillo, após muito sofrimento em sua vida acadêmica para dar conta de tudo que precisava estudar, resolveu buscar alguma maneira de aumentar sua produtividade.

Após algumas experiências práticas, ele desenvolveu um método simples, porém inovador, de como melhorar a produtividade: a técnica pomodoro, que em português significa tomate.

Como funciona?

A técnica trabalha com ‘blocos de tempo’, ou seja, você foca na sua tarefa por determinada quantidade de tempo e depois descansa por outro tanto de tempo. Cada quantidade de tempo trabalhada representa um pomodoro. Na técnica original, um pomodoro dura 25 minutos e as pausas duram 5 minutos. Nas pausas você faz algo completamente diferente, dê uma caminhada, olhe o facebook, faça alongamentos. A cada 4 pomodoros (25 + 5 minutos) você deve fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos.

Você deve usar um timer para regular o tempo.

maxresdefaultO segredo da técnica está justamente nas pausas de descanso. Como nenhum ser humano é máquina, a tendência é que o foco diminua com o tempo, diminuindo a produtividade. E como todo ser humano é único, o tempo do pomodoro pode variar de pessoa para pessoa.

Eu sugiro que você teste o tempo máximo em que consegue ficar focado em algo. Por exemplo, se você separou 3 horas para estudar, verifique até quanto tempo você consegue permanecer concentrado. Podem ser 25, 30 ou 45 minutos. Após estabelecer esse limite, crie os ‘blocos de estudo’ com as pausas (que continuam sendo de 5 minutos, ok?!)

Vantagens da Técnica Pomodoro

  • Melhor aproveitamento do tempo, diminuindo sua ansiedade e aumentando sua eficiência pessoal
  • Aumentar o poder do foco, eliminando as interrupções, e, consequentemente, aumentando a produtividade
  • Melhor uso da sua mente, alcançando uma clareza maior de pensamentos, aumento da sua consciência e da sua habilidade em aprender.
  • Impulsionar sua motivação e mantê-la constante
  • Enriquecer sua determinação para alcançar objetivos
  • Aumentar seu autoconhecimento e o seu poder de análise crítica, percebendo quais tarefas vão demandar maiores investimentos de tempo

Uma das coisas que torna essa técnica muito eficiente é a noção de recompensa. Atualmente, os maiores vilões da nossa produtividade são o email e as mídias sociais (facebook, whatsapp, etc). Mas como você sabe que terá pausas, e nessas pausas poderá fazer o que quiser, isso deixa mais fácil manter o foco durante os períodos de tempo de trabalho.

Espero que te ajude a aumentar sua produtividade. Semana que vem vamos falar de uma 3a técnica bem…digamos, diferente. Aguardem.

Se você tem dificuldades em focar ou se concentrar em seus objetivos, e acha que a procrastinação e a falta de iniciativa podem colocar em risco o futuro que você deseja, conheça um método que pode te ajudar: o curso O Poder do Foco.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário