PERSONAL

COMO ELIMINAR OS EXCESSOS DO CARNAVAL?

Guerra de carnaval
Luciana Bittencourt

Todo carnaval é a mesma coisa – todo mundo quer tentar “correr atrás do prejuízo”, pra passar uma borracha nos excessos das festas e dos blocos de rua. “Agora sim o ano começou!” ou “O ano só começa depois do carnaval!”.

Não se esqueçam que saber escolher o que ingerir é a melhor forma de eliminar os excessos.

Saiba escolher o que ingerir.

Saiba escolher o que ingerir.

Não se esqueçam que saber escolher o que ingerir é a melhor forma de eliminar os excessos.

Então aqui vai a minha dica pra eliminar os excessos da “festa da carne”: nada melhor do que uns dias da famosa dieta detox.

Mas, o que é a Dieta Detox?

É a ingestão de alimentos e/ou líquidos com o objetivo de eliminar toxinas do corpo, acumuladas pela má alimentação (consumo excessivo de alimentos industrializados e/ou agrotóxicos e bebidas alcoólicas) além de noites mal dormidas, stress, excesso de sol, etc, ou seja, boa parte do que acontece com a maioria das pessoas durante o carnaval.

Essas toxinas nem sempre são excretadas adequadamente pelo fígado e rins e ficam acumuladas no corpo. A detox tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas (sempre que escrevo isso imagino alguém engolindo um aspirador de pó…hahaha, desculpa! =D). Além de limpar, ela tem a função de reduzir a retenção de líquidos, melhorar o humor, o aspecto da pele, unhas e cabelo, eliminar gordura, e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.

Para isso devem ser retirados da cardápio durante a detox: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros.

Alimentos proibidos durante a Detox.

Alimentos proibidos durante a Detox.

E devem ser incluídas preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.

São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).

Alimentos permitidos durante a Detox.

Alimentos permitidos durante a Detox.

Durante a detox, e após a mesma também é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de micro-organismos probióticos para a reposição da flora intestinal.

Porém a detox deve ser feita por no máximo 7 a 10 dias e depois deve-se continuar com uma alimentação balanceada e saúdavel, com o menor consumo de alimentos ricos em toxinas possível.

Mas lembrem-se sempre sigam nossas dicas Nutriemotion: mas para ter um plano alimentar personalizado procure um Nutricionista!

Sobre o Autor

Luciana Bittencourt

Luciana Bittencourt

Nutricionista -UFRJ
Mestre em Nutrição - UFRJ
Pós-Graduação em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Ex-professora supervisora de Estágio em Ciência de alimentos da UERJ
Docente do SENAC RIO
Doutoranda em Ciência de Alimentos - UFRJ
Nutricionista clínica da Nutriemotion - atua em todas as áreas do atendimento nutricional, focando na orientação para a mudança de hábitos alimentares com intuito de orientar a adoção de um estilo de vida mais sudável.