COACHING COACHING MOTIVACIONAL PERSONAL PSICOLOGIA

Como Fazer Suas Resoluções de Ano Novo Acontecerem em 2016

happy-new-year-2016-hd
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

O ano já começou e, provavelmente, você já fez uma lista de resoluções do que deseja fazer diferente ou conquistar em 2016. Mas, você já se perguntou por que todo início do ano você fica empolgado e motivado com as suas metas de Ano Novo e lá pelo meio do ano você já desconfia de que não conseguirá alcançá-las? O que aconteceu com aquela energia poderosa que fazia você acreditar de que esse ano seria diferente? O que faz você desanimar e desistir no meio dos seus projetos? Ou então nem começar? Nesse artigo eu vou te explicar.

O problema para a maioria das pessoas é como manter a chama da motivação acesa para ‘chegar lá’. As pessoas pensam que basta ter metas ou objetivos traçados para se manterem motivadas. De repente no meio do caminho se descobrem sem vontade de continuar correndo atrás daquilo que ‘tanto queriam’ e acabam deixando de lado.

A motivação é essencial para você seguir em frente com seus projetos.

Existem dois tipos de motivação: a externa e a interna.

A motivação externa é aquela que ocorre quando você lê, ouve ou assiste algo inspirador, que te empolga e tem alguma ligação com o que você deseja. Use esses artifícios sempre que possível. Pode ser assistir um filme, ler a biografia de alguém que você admira, ouvir uma música que traga sentimentos positivos.

Tudo isso é válido. Mas tenha em mente de que essa motivação será passageira, não se sustenta por muito tempo.

A outra motivação é a interna. Ela é gerada quando você sabe para onde vai e onde quer chegar. Para isso você deve ter objetivos claros e precisos para sua carreira ou negócio.

Onde você deseja estar daqui a um ano, 5 anos, 10 anos? O que deseja ter conquistado? Com quem?

Esse exercício de “futurologia” é essencial. Mas como fazê-lo?

O Poder da Visualização

The-Power-of-Visualization-Getting-It-Down-to-a-Science

 

Este é um exercício de Coaching simples, mas não simplório. Atletas olímpicos realizam esse exercício diariamente. Empresários de sucesso, quando perguntados no que eles pensam e o que visualizam, eles sempre respondem que imaginam detalhadamente as coisas que desejam na vida. São muito disciplinados quanto a isso e se recusam a perder tempo ou imaginar experiências ou resultados que não querem.

Portanto, não subestime o poder deste exercício.

O seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interno. Assim, todas as melhorias na maneira como você percebe as coisas externas, começa na maneira como você cria suas imagens internas, ou seja, suas imagens mentais. Imagens positivas, ou visualizações positivas, são imagens detalhadas, coloridas e vibrantes na mente, daquilo que você deseja obter na sua vida. E essas imagens devem gerar sentimentos.

Portanto, procure um lugar calmo, onde não será interrompido e prepare-o da melhor maneira para que possa relaxar. Pode colocar uma música suave, se preferir.

Concentre-se na meta ou objetivo que deseja alcançar. Comece imaginando como se você já tivesse alcançado. Como se já fosse uma realidade em sua vida. Como seria?

Por exemplo, se você sonha em abrir seu próprio negócio, imagine-se sendo cumprimentado pela sua família e pelos seus amigos por ter aberto seu próprio negócio lucrativo. Imagine-se vivenciando a rotina desse negócio, em detalhes, o ambiente, as pessoas, os objetos, o estilo de vida que sempre desejou.

Se for encontrar outro emprego para trabalhar com o que você realmente ama, pode imaginar como será sua nova rotina, o ambiente de trabalho motivador, você interagindo de forma produtiva com seus colegas de equipe, seu gestor contribuindo com seu crescimento profissional, enfim, tudo o que você deseja.

E o mais importante, SINTA. Sinta toda a empolgação, o entusiasmo e a satisfação por ter realizado seu projeto. Sinta tudo o que você vai sentir quando esse sonho se tornar realidade. Não limite sua imaginação.

Atrelar esses sentimentos à sua imagem de sucesso potencializa os resultados do exercício. Use sem moderação. Repita quantas vezes desejar, mas no mínimo 1 vez ao dia.

Por que funciona?

Ideas and creativity in business

Essa imagem mental aliada aos seus sentimentos criará uma âncora emocional poderosa que atuará como um gerador de energia (motivação) nas horas em que você estiver desanimado com os problemas de percurso que ocorrem na execução de todo projeto.

Nossos sentimentos são gerados pelos nossos pensamentos. E a partir deles, partimos para a ação. Logo, quando você se sentir desanimado lembre-se da sua imagem de sucesso. Se o exercício for realizado da maneira correta, você imediatamente se sentirá empolgado e motivado novamente.

Essa motivação é a única sustentável e que diminuirá as chances de você desistir no meio do caminho.

Se você for do tipo “não consigo” e encontrar dificuldades em imaginar seu futuro, pode realizar uma variação deste exercício com algum evento passado.

Nos momentos de dificuldade, feche os olhos e lembre-se de alguma conquista muito importante para você, uma que tenha impactado realmente sua vida. Pode ser uma promoção, um projeto importante que você participou, ou até mesmo uma maratona terminada abaixo do tempo previsto.

Pode ser qualquer evento que faça você se sentir empolgado, motivado e poderoso. Visualize-se novamente naquela situação e procure sentir novamente tudo de bom e gostoso que sentiu naquele dia. Assim, você, além de se energizar, vai reforçar a crença de que é uma pessoa poderosa e capaz de atingir seus objetivos.

Você gostou desse artigo? Então CLIQUE AQUI e cadastre-se para ser o primeiro a receber novos conteúdos exclusivos como esse diretamente no seu email.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário