PERSONAL

Como Manter a Motivação Para Correr Todos os Dias

h-armstrong-roberts-1960s-man-in-tree-sawing-off-the-branch-he-is-sitting-on
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Quem corre há muito tempo sabe a falta que sente da corrida nos dias em que não consegue   treinar. Irritação, impaciência e mau humor são alguns dos sintomas da ‘crise de abstinência’ sofrida pelo cérebro ao sentir falta de substâncias como a serotonina e a endorfina (entre outras ‘inas’) liberadas durante e após a corrida.

Elas é que são responsáveis pelo controle da dor e por aquela sensação deliciosa de bem estar e dever cumprido após um treino ou prova. E o cérebro fica viciado nessas substâncias.

Mas, diferente dos demais vícios, em vez de te motivar a treinar, o cérebro tenta te “enganar” para impedir que você corra – é a famigerada AUTO-SABOTAGEM.

COMO FUNCIONA A AUTO-SABOTAGEM?
Na verdade para ele (o cérebro) correr é um desperdício enorme de energia, que pode fazer falta no futuro, quando o inverno chegar e não houver caça, ou se precisarmos correr de algum predador. Isso porque para algumas coisas nosso inconsciente ainda funciona como se estivéssemos na época das cavernas (talvez por termos saído delas há tão pouco tempo – antropologicamente falando).

01

Se você prestar atenção, verá que poucos minutos antes de pegar os tênis de corrida começa uma vozinha interna dizendo “Cara, que preguiça”, “Mas vou correr com essa chuva/frio?”, “Descanso hoje e compenso amanhã.”

Deixa eu te contar uma coisa: cada vez que você der ouvidos a essa vozinha safada, ela fica mais forte. Até que ela te vence, e quando você percebe, já está parado há uma semana, um mês, e perdeu o condicionamento físico que conseguiu com tanta ralação.

MAS COMO FAZER?
Descobri ao longo da minha vida de corridas que você não pode depender apenas da sua força de vontade para manter seus treinos em dia. Às vezes você vai fraquejar. É normal, pois somos humanos.

Nesses momentos, possuir uma estratégia motivacional pode ser a diferença entre sair para correr ou ficar no sofá deitado vendo TV. Aqui não estou me referindo ao seu playlist de corrida. Esse vai funcionar DURANTE a corrida. Estou falando de doses diárias de motivação realizada da forma correta, direcionada ao seu objetivo com a corrida.

A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina.

Nosso cérebro responde a diversos estímulos audiovisuais. Você pode ver imagens, escutar músicas que te empolguem pouco antes da hora de correr. Também pode assistir um vídeo de corrida que vai te motivar. Depois disso você pega seus tênis e vai correr.

Outra estratégia que você pode adotar é fazer o seguinte exercício…

Sente-se em algum lugar confortável e procure relaxar, acalmar a respiração e afastar a mente das preocupações. Em seguida visualize que você está correndo, sinta seu corpo se movimentar, suas passadas e, principalmente, as emoções gostosas que você sente durante e após a corrida. Comece visualizando a cena como se estivesse vendo um filme no cinema, com todas as cores, sons, a maior riqueza de detalhes possível.

Após algum tempo, ‘entre’ no filme, como se você estivesse mesmo correndo e sentindo tudo aquilo que comentamos antes. O segredo aqui é impressionar o cérebro com imagens e sons que despertem sua energia corredora.

Incluindo essas estratégias em sua rotina diária, você não permite que seu cérebro lance mão de artimanhas para sabotar sua corrida.

Mas se você tem dificuldades em focar no que vale a pena ou se concentrar em seus objetivos, CLIQUE AQUI e conheça um método que vai ajudar a aumentar seu Foco e Concentração.

Bons treinos.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

1 Comentário

  • Olá!
    Gostei muito desta matéria, é bastante motivacional!
    Me deu até vontade sair do sofá e planejar meus primeiros treinos… rs
    Parabéns pela matéria!