COACHING COACHING MOTIVACIONAL PSICOLOGIA

Como Manter A MOTIVAÇÃO para Alcançar Suas METAS

Schlüssel zum Erfolg
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Você tem metas na sua vida? Consegue alcança-las? Ou sempre desanima e desiste no meio do caminho? Você sabe por que isso acontece? Nesse artigo eu vou te explicar. Muitas pessoas passam a vida sonhando. “Um dia vou fazer isso. Um dia vou ter aquilo”. Na verdade se você não colocar seus sonhos no papel, transformá-los em metas e planejar e executar eles nunca deixarão de ser exatamente isso: apenas sonhos.

Infelizmente a maioria das pessoas tem pouca ou nenhuma força de vontade para pagar o preço necessário para realizá-los. Tem que acordar um pouco mais cedo, dormir um pouco mais tarde, trabalhar fim de semana, deixar de ver a novela ou o BBB, parece muito sacrifício.

Todo sonho, toda conquista, até mesmo toda decisão tem sua recompensa e o seu preço. Se não estiver disposto a pagar o preço em dedicação, estudo, suor e, algumas vezes, lágrimas, como pode almejar crescer e se desenvolver?!

Sair da zona de conforto dói…crescer dói….mas o sentimento que vai encher seu peito quando você realizar seus sonhos e olhar para trás pensando como valeu a pena passar por aquilo tudo…esse não tem preço.

O problema para a maioria das pessoas é como manter a chama da motivação acesa para ‘chegar lá’. As pessoas pensam que basta ter metas ou objetivos traçados para se manterem motivadas. De repente no meio do caminho se descobrem sem vontade de continuar correndo atrás daquilo que ‘tanto queriam’ e acabam deixando de lado.

desanimomalharO Que Fazer?

A motivação é essencial para você seguir em frente com seus projetos. Existem dois tipos de motivação: a externa e a interna.

A motivação externa é aquela que ocorre quando você lê, ouve ou assiste algo inspirador, que te empolga e tem alguma ligação com o que você deseja. O problema é que essa motivação acaba rápido, não se sustenta por muito tempo.

A outra motivação é a interna. Ela é gerada quando você sabe para onde vai e onde quer chegar. Como é isso? É você ter uma imagem muito clara do seu sonho, projeto ou meta já consolidados. É uma visão de você mesmo no futuro, já vivendo e SENTINDO esse sonho COMO SE ele já estivesse realizado.

Essa imagem aliada a esse sentimento é uma âncora emocional poderosa que atuará como um gerador de energia (motivação) nas horas em que você estiver desanimado com os problemas de percurso que ocorrem na execução de todo projeto.

Essa motivação é a única sustentável e que diminuirá as chances de você desistir no meio do caminho.

Mantendo Sua Motivação Ligada

Cuide-se: Pensamentos positivos trazem benefícios para a saúde física. A recíproca também é verdadeira. Portanto, aposte em uma alimentação balanceada e na prática de atividades físicas sempre que tiver um tempinho na agenda.

Afaste-se de pessoas negativas: Busque relacionar-se com pessoas que te tragam coisas positivas, que pensem como você. Invejosos estão sempre de plantão, e a melhor coisa é manter suas ideias, sucessos e descobertas distantes deles.

Motive os outros: Positividade é contagiante e ao motivar as pessoas a sua volta você também se motiva, criando um círculo virtuoso.

Seja flexível: Todo plano vai necessitar de ajustes ao longo do caminho. Seja flexível e não se apegue tanto a antigas ideias. Além disso, não se esqueça de arcar com as responsabilidades de suas ações.

Lembre-se do que você conquistou: feche os olhos e lembre-se de alguma conquista muito importante para você, uma que tenha impactado realmente sua vida. Pode ser uma promoção, uma maratona terminada abaixo do tempo previsto, enfim algo que te empolgue. Visualize-se novamente naquela situação e procure sentir novamente tudo de bom e gostoso que sentiu naquele dia. Isso, além de energizar você, vai reforçar sua crença de que você é uma pessoa poderosa e capaz de atingir seus objetivos.

Não seja perfeccionista: Perfeccionismo em excesso atrapalha e faz com que a satisfação nunca seja alcançada. Aposte na excelência, e não no inatingível.

Pratique essas dicas diariamente. Manter-se motivado também é um treinamento.

Se você tem dificuldades em focar ou se concentrar em seus objetivos, e acha que a procrastinação e a falta de iniciativa podem colocar em risco o futuro que você deseja, conheça um método que pode te ajudar: o curso O Poder do Foco.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário