COACHING COACHING MOTIVACIONAL MUNDO SAÚDE PERSONAL PSICOLOGIA

Como Ser Lembrado…..ou esquecido. O Poder do Marketing Pessoal!

03-Marketing-Personal-Creando-tu-propia-marca
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Você já viveu situações em que fez tudo certo, e, apesar disso, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido, conseguiu aumentos salariais e freqüentemente é citado como exemplo, enquanto você nem ao menos é lembrado? Sabe por que isso acontece?

As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. O seu comportamento, sua comunicação interpessoal, sua inteligência emocional são pontos cada vez mais valorizados e, algumas vezes, podem ser critério para sua admissão ou demissão de um cargo.

Nesse contexto, quando um colega próximo é promovido, apesar de você ter um ótimo desempenho, você deve analisar se o problema não é o seu marketing pessoal, ou a falta dele.

Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional. É um conjunto de atitudes que dão mais visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Ele pode e deve ser usado em benefício da sua carreira.

Muitas pessoas sentem certo receio na utilização do marketing pessoal, por acreditarem que se trata de um culto ao ego ou a vaidade pessoal, mas em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, ele se tornou uma necessidade profissional.

Veja bem, não é ser “puxa-saco “ ou arrogante, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Você não deve confundir humildade com anonimato.Columbus-Ohio-personal-branding-coachMas Como Faço Isso?

Um plano de marketing pessoal é um conjunto de mudanças de pequenas atitudes, de ações e ferramentas que, se utilizados corretamente, ajudam a promover sua imagem e a forma como as pessoas pensam e se lembram de você.

Seguem algumas dicas práticas:

Marca Pessoal: como as pessoas se lembram ou pensam em você? Algumas pessoas se recordam de outras pela maneira cortês, sincera e educada como foram tratadas, outras deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o contato interpessoal tenha sido curto. Você deve se esforçar para que sua imagem remeta a emoções positivas.

Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.

O que você pode fazer para melhorar? Você pode, por exemplo, listar em uma folha de papel as suas qualidades e os pontos que deseja melhorar, e ao lado colocar pelo menos uma ação que fará a partir de hoje para melhorar em cada aspecto.

photodune-4187216-idea-mComunicação interpessoal: como você se expressa? Usa muitas gírias ou palavras de baixo calão (vulgo palavrões)? Já está tão acostumado a se expressar assim que as palavras escapam mesmo na frente do seu chefe? Usar um português correto e adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e assertivos é um passo básico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal. Temos sempre a tendência de ver as pessoas que se comunicam bem como líderes no campo em que atuam.

Networking: como anda sua rede de relacionamentos? Esquecida? Só lembrada quando o Facebook coloca aquele aviso que é aniversário das pessoas? Quando se fala em rede de contatos, dois desafios surgem imediatamente: dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter essa rede de contatos ativa, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.

Imagem pessoal: é fato que a nossa sociedade hipervaloriza a imagem, associando-a com competências e qualidades. Se você aparenta ser bem-sucedido e competente a maioria das pessoas vai assumir que você seja e isso vai impactar nas primeiras impressões que você causará. Assim, o cuidado com o visual precisa ser analisado de maneira realista. O traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.

marketing-pessoal-e-a-arte-do-encantamento-9-638

Ação social: prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com as outras pessoas é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de galgar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam.

Desnecessário dizer que essas ações devem ser feitas de maneira sincera e transparente, buscando realmente ajudar as pessoas. Até porque ações meramente aparentes e interesseiras são facilmente detectadas e minam a essência do marketing pessoal verdadeiro. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?

Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. E o melhor é que, além de beneficiar que o pratica, ele também proporciona bem-estar para os que estão ao redor.

Você é um Coach que gostaria de ganhar mais clientes e chegar a encher a agenda, e impactar mais pessoas ainda com seu trabalho? Se isso faz sentido para você, CLIQUE AQUI para saber como você pode se tornar um Coach com mais Sucesso.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário