PERSONAL

Como Tornar a Corrida Um Hábito na Sua Vida

fitnessjog
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Você acha que está no controle da sua vida, usando sua mente racional para tomar as decisões do dia a dia? Na verdade são seus hábitos que na maioria das vezes controlam sua vida. Quer saber como?

O LOOP DO HÁBITO

Charles Duhigg, um jornalista premiado do The New York Times, escreveu o livro O Poder do Hábito, onde ele resume o hábito em três fases:

  • Gatilho: é o que aciona o hábito. O cérebro detecta um padrão ou uma sugestão e ativa o hábito para ficar livre e executar outras funções;
  • Rotina: é o comportamento pré-programado pelo cérebro para atender ao gatilho do hábito. É a sequência de ações que começamos a realizar automaticamente, sem pensarmos muito sobre elas;
  • Recompensa: é o que sempre buscamos quando o hábito é acionado e geralmente está associado a uma sensação de prazer, de dever cumprido, de saciedade ou realização;

ciclo-do-habito

Fonte: Livro O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Segundo o livro, se você quiser mudar um hábito antigo ou criar um novo, deve criar novas rotinas neurológicas, que sejam mais poderosas, para sair da sequência antiga.

Neste vídeo abaixo o autor explica com mais detalhes:

https://www.youtube.com/watch?v=Zx9OfXn9RW8

Então se você quer transformar a corrida em um hábito na sua vida você precisa de um GATILHO simples, precisa descobrir qual é a ROTINA a ser realizada, e qual será a RECOMPENSA clara e específica no final.

Por exemplo, se quiser incorporar uma rotina de correr toda manhã, é essencial que escolha um GATILHO simples, como amarrar os tênis de corrida antes do café da manhã, ou deixar sua roupa de corrida ao lado da cama, e identificar uma RECOMPENSA clara, que pode ser um doce gostoso durante o dia, a realização de registrar quantos KM você percorreu, ou a dose de endorfina que a corrida proporciona (que é o meu caso).

Mas apenas isso não vai adiantar. Só quando o seu cérebro criar uma expectativa pela RECOMPENSA, é que o ato de amarrar os tênis, vestir a roupa de corrida e sair para correr se tornará automático. Portanto, você PRECISA repetir a sequência GATILHOROTINARECOMPENSA até o ponto do seu cérebro ansiar tanto pela RECOMPENSA, que você não se importará de passar pela ROTINA.

E não desanime se no início parecer difícil. Pesquisas indicam que levamos de 4 a 6 semanas para incorporar um novo hábito na nossa rotina. Portanto, persista.

Mas se você tem dificuldades em focar no que vale a pena ou se concentrar em seus objetivos, CLIQUE AQUI e conheça um método que vai ajudar a aumentar seu Foco e Concentração.

Bons treinos.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira