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CORE, O CENTRO DOS MOVIMENTOS!

Perdigueiro na bola
Igor Borges
Escrito por Igor Borges

Antes de começar a postar os vídeos tutoriais de como devem ser realizadas as execuções e as progressões de alguns exercícios vou falar sobre a importância de um grupo muscular chamado CORE, que vem do inglês núcleo ou centro , composta pela parede abdominal, diafragma, multífido e assoalho pélvico.

Hoje em dia grande parte da população sofre de lombalgia, uma dor na região central do tronco. Essa mazela não é restrita apenas aos sedentários, mas também a uma grande parte dos esportistas que não levam em consideração esses pequenos, profundos e não menos importantes músculos.

Sustentação de tronco com a bola feijão.

Esse grupo muscular não tem esse nome por acaso, dele se originam todos os movimentos, desde um chute na bola até o levantar de um braço para pegar um livro na prateleira. A função desse grupo é gerar força, proteger  e estabilizar a coluna e a pélvis durante o movimento.

Muitos acham que apenas fazendo os abdominais convencionais, aqueles onde entrelaçamos os dedos atrás da nuca e flexionamos nosso tronco seja o suficiente para fortalecermos o centro de nosso corpo e evitarmos as dores lombares, mas o que não sabemos é que nesses exercícios apenas utilizamos os músculos mais superficiais do CORE como o reto abdominal e os oblíquos deixando de lado os músculos mais profundos.

https://www.youtube.com/watch?v=OxEDwoDeSA0

Para recrutamos os músculos mais profundos temos que fazer aqueles exercícios isométricos ou estáticos, sim temos que fazer aquelas famosas sustentações e pranchas para deixarmos nosso CORE mais forte e eficiente. E para os que têm preconceito em relação aos exercícios de glúteo, sim também temos que fazer, pois eles fazem parte desse grupo muscular tão importante. Além de serem os mais importantes extensores de coxa eles também são responsáveis pela estabilização do nosso quadril e nosso equilíbrio.

Elevação de quadril.

Elevação de quadril.

Portanto, sedentários, idosos e esportistas temos que manter nosso CORE eficiente e forte para nos dar base e podermos manter nossa postura adequada, reduzir a sobrecarga e executar os movimentos sem prejudicar a nossa coluna.

Fica a dica do PERSONAL e até o próximo post!

Sobre o Autor

Igor Borges

Igor Borges

Vindo da cidade de Teresópolis e apaixonado por esportes me formei em Educação Física na Universidade Gama Filho (UGF) onde me tornei amante das corridas. Como PERSONAL TRAINER e sócio proprietário do estúdio de Pilates CORPOREL PILATES consegui levar minha paixão pelo esporte e pela corrida para outras pessoas melhorando a qualidade de vida de meus alunos e transformando para um estilo de vida mais saudável.

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