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DICAS DE TREINAMENTO PARA CADA BIOTIPO

biotipo treino capa
Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Lembrem-se, os resultados não surgem do dia para a noite, é necessário no mínimo 3 meses para começarmos a ver resultados.

 

DICAS DE TREINAMENTO PARA O ENDOMORFO:

Ao escolher um tipo de treinamento, o endomorfo deve focar em acelerar seu metabolismo. Como fazer isso? Realizar treinos onde o foco seja o volume e não a carga, ou seja, cargas baixas e muitas repetições.  Treinos em Circuito, Supersets, Séries compostas e outras técnicas são muito positivas. Não é recomendado o uso de cargas muito pesadas que vão limitar o número de repetições a serem feitas. É indicado pouco tempo de descanso entre as séries de exercícios para se manter dentro da sua zona de batimento cardíaco alvo (onde conseguimos ter uma aceleração do metabolismo).

Já que o endomorfo é conhecido pela sua tendência de acumular gordura corporal, o treino cardiovascular deve ser feito com regularidade. Se você se identificou com o tipo físico endomorfo saiba que o uso de monitores cardíacos é muito útil na sua rotina de exercícios, eles vão permitir que você se mantenha durante o exercicio dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perda de gordura. Para achar sua zona de batimento cardíaco alvo, procure a orientação de um profissional de educação física.

Biotipo endomorfo

Biotipo endomorfo

DICAS DE TREINAMENTO PARA O MESOMORFO:

O melhor treinamento com pesos para o mesomorfo é aquele com cargas muito pesadas e feito de forma explosiva (com muita força e muita intensidade). Mas é muito importante sempre manter o descanso entre as séries  e intercalar os grupamentos musculares nos  treinamentos para evitar a todo custo o overtraining.

Os treinos cardiovasculares devem ser feitos. A intensidade deve ser moderada a alta com baixa duração para objetivos de redução de % gordura. Se você se identificou com o tipo físico mesomorfo é muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.

Biotipo mesomorfo

Biotipo mesomorfo

DICAS DE TREINAMENTO PARA O ECTOMORFO:

Se você é um Ectomorfo, provavelmente seu maior benefício vai ser alcançado com cargas muito pesadas e baixas repetições nos treinos com pesos. Você vai querer estimular os seus músculos muito intensamente para ter a resposta que quer em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo. Eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos favorecendo o recrutamento de mais fibras musculares e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas, mas não descartando a utilização dos equipamentos, já que neste temos a possibilidade de um maior incremento de carga.

Dê um bom descanso entre as séries para que com isso você reponha seus níveis de ATP e tenha forças para uma nova série de exercícios pesados. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.

Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito rápido e a queima de calorias é muito intensa. Dessa forma não se preocupe com exercícios cardiovasculares por enquanto. a menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais. Você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular através do treino com pesos.

Biotipo ectomorfo

Biotipo ectomorfo

A alimentação é muito importante, não só para quem quer perder peso, mas para aqueles que querem o ganho de massa muscular, por isso procure um nutricionista.

Até a próxima!

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.