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A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO ABDOMINAL

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Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Hoje em dia é muito comum ouvirmos a seguinte frase: “o fortalecimento dos músculos abdominais é importante”, mas muitas vezes a explicação para esta afirmativa não é feita.

Então hoje resolvi falar um pouco sobre a nossa musculatura abdominal, para que possamos entender por que é tão importante ter essa musculatura fortalecida.

Os músculos abdominais fazem parte do tronco ântero-lateral e incluem o reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen. O fortalecimento das musculaturas abdominais são de grande importância para a manutenção da postura correta (evitando o aparecimento dos desvios posturais) proporcionam um ajuste do nosso sistema musculoesquelético (ossos e músculos), fornecendo mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nossa coluna prevenindo assim o aparecimento de patologias como hérnia de disco, compressões discais, osteófitos marginais, entre outras.

Vamos então conhecer um pouco sobre os músculos que compõem o nosso abdômen?

RETO ABDOMINAL

RETO ABDOMINAL

Reto Abdominal – O músculo mais superficial e o mais conhecido é precisamente esse músculo que dá o visual volumétrico e a divisão em “tanquinhos” que todos almejam, aquele que mais se visualiza quando ocorre a hipertrofia abdominal.

É, mas ele não é um musculo meramente estético, é um músculo postural chave, sua principal função é realizar a flexão do tronco em direção à pelve anteriormente, ele também é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal (expiração, micção, defecação entre outras), também realiza a retroversão da pelve (para quem possui o quadril voltado anteriormente ele vai auxiliar na correção dessa postura que quando não corrigida pode levar a uma hiperlordose e consequentemente dores na região lombar, sobrecargas e podendo até evoluir para as famosas hérnias discais).

Músculo reto abdominal e exercício para o fortalecimento dessa musculatura

Os músculos Oblíquos se dividem em externos e internos- são elementos essenciais para a formação do “espartilho muscular” e da postura.

OBLIQUO EXTERNO

OBLIQUO EXTERNO

Oblíquo externo- está localizado nas superfícies lateral e superior do abdômen e parcialmente no tórax.

Como ação apresenta o movimento de flexão de tronco quando ativado bilateralmente e rotação de tronco (lado oposto) quando ativado unilateralmente, sendo responsável também pelo aumento da pressão intra- abdominal e elevação da pelve.

Oblíquo interno- situado posteriormente ao oblíquo externo do abdômen.

OBLIQUO INTERNO

OBLIQUO INTERNO

Suas principais ações são a flexão de tronco (quando ativado bilateralmente), pressionar o abdômen, elevar a pelve, rotação de tronco para o mesmo lado (quando ativado unilateralmente) e auxiliar o oblíquo externo.

A mecânica do caráter funcional dos abdominais oblíquos é garantir a capacidade do tronco de se virar lateralmente. É importante destacar que na rotação para o lado direito são ativados no movimento o lado direito dos músculos oblíquos internos e a parte esquerda dos músculos oblíquos externos.

Transverso do abdômen- É o músculo mais profundo situado posteriormente ao oblíquo interno e reto do abdômen.

TRANSVERSO DO ABDOMEN

TRANSVERSO DO ABDOMEN

Funciona como uma cinta natural para proteção da coluna vertebral. A sua ação acontece no aumento da pressão intra-abdominal e estabilização da coluna lombar em diversas situações, sendo este músculo o primeiro a ser ativado, Até mesmo antes da musculatura principal em qualquer direção. Assim, ao antecipar-se ao movimento e aos distúrbios produzidos pela ação da musculatura agonista, o transverso atua produzindo uma rigidez necessária a coluna lombar, evitando que esta sofra qualquer alteração que leve a instabilidade geradora de dor lombar.

Existe um exercício abdominal adequado para cada pessoa por isso é importante que você procure um profissional de educação física para orientar qual exercício abdominal seria mais eficiente para o seu objetivo.

No próximo post vou falar sobre alguns mitos que envolvem os exercícios abdominais e esclarece-los, então fique de olho.

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.

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