COACHING COACHING MOTIVACIONAL PSICOLOGIA

O Estresse Nosso de Cada Dia

stress-2
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Com a rotina corrida que milhares de brasileiros levam diariamente, o estresse é algo que faz parte da vida de muitas pessoas. Mas, o estresse em grande escala pode ser a porta de entrada para doenças como, depressão, síndrome do pânico, entre outras. Por isso, é fundamenta saber lidar e controlar este sentimento. Afinal de contas, passar por algum tipo de estresse no dia a dia pode ser considerado normal, pois, é praticamente impossível não sofrer desse mal em algum momento do dia.

Mas, ser uma pessoa sempre extremamente estressada pode levar a problemas de saúde, então, a partir daí começa o sinal de alerta. E você, é uma pessoa estressada?

Acabe com o estresse

Nos dias de hoje é cada vez mais comum nós sofrermos com o estresse no dia a dia. Afinal, precisamos saber lidar com o trabalho, estudos, família, filhos e mais uma série de coisas que, se não forem bem organizadas, é para deixar qualquer um louco, não é mesmo?!

E com o acúmulo de tarefas, mais o trânsito, entre outros motivos, o estresse começa a tomar conta do cérebro humano, o que muitas vezes pode se transformar em doença. Mas, é certo que também existem pessoas que são estressadas por natureza, porém, tudo precisa de um limite, e estresse demais não é nenhum pouco saudável.

Mas, de fato eliminá-lo da sua vida 100% nem sempre é possível, já que passar por um momento de estresse de vez em quando também pode ser considerado algo normal, porém, o que não pode acontecer é viver estressado todos os dias. Por isso, vou te dar algumas dicas  que, se você colocar em prática, vai manter o estresse em níveis ‘aceitáveis’.

A primeira delas é ter um hobby, algo que você faça apenas pelo prazer de estar lá, que te relaxa e faz esquecer dos problemas diários. Por exemplo, se você gosta de dançar, que tal praticá-la duas e três vezes por semana? Ou se você ama fotografia, que tal participar de grupos que saem para sessões de fotos ao ar livre?

Outra dica valiosa é praticar uma atividade física que você goste (tem que gostar, não pode ser por obrigação, senão vira outra fonte de estresse). O exercício físico regular distrai a mente, diminui a tensão muscular, estimula o sistema imunológico e regula o sono. Você também pode optar por yoga ou tai chi chuan que mesclam atividades físicas com exercícios respiratórios.

Que tal se dar de presente sessões de massagens que, além de relaxar, melhoram a circulação e facilitam a eliminação das toxinas do organismo?! Afinal de contas, quem passa por estresse diariamente, como no trabalho, sente a necessidade de um momento na semana para descarregá-lo. E de preferência que não seja sobre outra pessoa.

stress

Além disso, você também pode mudar a forma de pensar, pois, embora o estresse esteja presente no dia a dia, quando mudamos a forma de pensar, consequentemente agimos de maneira diferente também.

Por exemplo, diante de uma situação que você sente que está perdendo o controle, atingindo seu limite, peça licença, se retire para um lugar isolado e faça algumas respirações profundas, inalando pelo nariz e exalando pela boca lentamente. Se imaginar que os sentimentos ruins dentro de você estão sendo expelidos junto com a respiração, também irá ajudar muito. Isso vai aumentar a oxigenação do cérebro, distraí-lo e contribuir para você se acalmar.

Se você sente que perde o controle frequentemente nas conversas profissionais ou pessoais, pode fazer um curso de administração de conflitos, por exemplo, onde são ensinadas técnicas de conversação que estimulam o entendimento e a compreensão entre as pessoas.

Cuidar da alimentação também pode ser uma forma de controlar o estresse, pois, alimentos muito gordurosos, frituras e doces podem ajudar a ter uma vida mais estressada. Por isso, é fundamental ter uma dieta equilibrada, rica em saladas, verduras, frutas e legumes.

O problema é que muitas vezes você se concentra nas partes ruins do seu dia, ou no que não deu certo nos seus projetos, e isso acaba sendo um gerador de estresse também. Se você conseguir focar nas coisas positivas relacionadas aos eventos do seu dia-a-dia existem mais chances de você observar a oportunidades de solucionar os problemas. Isso vai contribuir para controlar e diminuir seu estresse.

Se você tem dificuldades em focar no que vale a pena ou se concentrar em seus objetivos, CLIQUE AQUI e conheça um método que pode ajudar.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário