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O QUE É “CANELITE”?

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Igor Borges
Escrito por Igor Borges

Todo corredor já ouviu falar da famosa “canelite” ou tibialgia, mas o que é? Onde ocorre? Quais quais são os principais fatores que influenciam para desenvolver? Como podemos prevenir? Nesse post abordarei todas essa questões.

O que é Tibialgia ou Canelite?

Normalmente toda dor na tíbia (canela), aquela dor logo abaixo do joelho e acima do tornozelo é chamada de “canelite” ou tibialgia pelos atletas e corredores, mas o que não se sabe é que essa nomenclatura se dá apenas a dor e não a causa.

Onde ocorre?

Essa lesão ocorre em um dos dois ossos de nossa perna, a tíbia, um osso longo e o maior do nosso corpo após o fêmur que suporta o peso e o impacto. A tíbia como todos os ossos é revestida pelo periósteo, uma membrana de tecido conjuntivo que é conectada ao tecido ósseo pelas fibras de Sharpey (fibras de colágeno), que quando lesionadas geram um processo inflamatório no periósteo chamado de periostite. Quando ocorrido na tíbia chama-se periostite tibial também chamada de Síndrome do estresse tibial medial. A falta de cuidado com a lesão pode desencadear uma fratura por estresse.

Área da dor

Área da dor

Quais são os principais fatores?

O tipo de atividade realizada é um dos principais fatores. Corredores e atletas que utilizam o salto, como: basquete, vôlei e salto em distância tem uma tendência maior a desencadear esse tipo de lesão, pois acontece quando há um trauma na estrutura por um esforço repetitivo que pode ser agravado pela falta de fortalecimento do músculo anterior da perna, o tíbial anterior, desequilíbrio muscular entre os músculos anterior e posterior da perna, pronação dos pés, diferença de tamanho entre os membros inferiores, sobrepeso, falta de flexibilidade na panturrilha e nos flexores dos dedos (o que pode ser agravado com o uso excessivo do salto alto). Esse trauma pode acontecer por fatores externos como falta de periodização no treinamento com aumento de volume ou intensidade muito rapidamente, mudança para terrenos irregulares e variação de terrenos sem adaptação, calçado inadequado e mecânica errada.

Como prevenir?

  • Fazer uma análise de mecânica;
  • Análise do tipo de pisada;
  • Adquirir um calçado apropriado para sua atividade e sua pisada;
  • Fazer uma periodização de treinamento de acordo com o seu condicionamento físico e musculoesquelético;
  • Fortalecer a musculatura anterior da perna (tibial anterior);
  • Alongar a panturrilha e os flexores dos dedos;
  • Alongar os músculos anteriores da perna;
  • Reduzir ao máximo a utilização do salto alto;
  • Reduzir o sobrepeso;
  • Compressa de gelo pós atividade;
O que é a "canelite"?

O que é a “canelite”?

Fica a dica do PERSONAL, procure um profissional qualificado e até a próxima!

Sobre o Autor

Igor Borges

Igor Borges

Vindo da cidade de Teresópolis e apaixonado por esportes me formei em Educação Física na Universidade Gama Filho (UGF) onde me tornei amante das corridas. Como PERSONAL TRAINER e sócio proprietário do estúdio de Pilates CORPOREL PILATES consegui levar minha paixão pelo esporte e pela corrida para outras pessoas melhorando a qualidade de vida de meus alunos e transformando para um estilo de vida mais saudável.