MUNDO SAÚDE PERSONAL

O QUE É CONDROMALÁCIA PATELAR?

Condromalácia Patelar - Principal 2
Igor Borges
Escrito por Igor Borges

Hoje em dia muitas pessoas e em sua grande maioria mulheres, sentem um incomodo ou dores nos joelhos. Esses sinais vagos e sem um diagnóstico exato considera-se como uma “síndrome da dor patelo-femural” (SDPF). Segundo (The International Patellofemoral Study Group, 1997) a famosa condromalácia patelar ou vulgarmente conhecida como “joelho de corredor” só é realmente considerada quando há um desgaste ou amolecimento da cartilagem.

Antes de falar sobre essa patologia que corresponde a 10% dos atendimentos em uma clínica de lesões esportivas, segundo (Kannus et al., 1987; Maffulli, 2001; Witvrouw et al., 2004). Vou falar do músculo quadríceps que é a peça principal dessa patologia, tanto para prevenção quanto para a reabilitação.

CONHECENDO O MÚSCULO QUADRÍCEPS

O músculo quadríceps fica localizado na parte anterior da coxa e é formado por quatros cabeças, por isso esse nome quadríceps (quatro cabeças), cada um com uma origem diferente e todas se inserem na patela. Sua ação é de fazer a flexão do quadril, extensão joelho e tensão da cápsula articular do joelho.

Os músculos que compõe são:

  • reto femural: é o maior em comprimento e auxilia na flexão do quadril e extensão do joelho;
  • vasto medial: é uma lâmina grossa que fica situada na região medial (interna) da coxa e auxilia na extensão do joelho;
  • vasto lateral: é o maior músculo do quadríceps e recobre quase toda face antero-lateral da coxa. Também auxilia na extensão do joelho;
  • vasto intermédio: é o músculo mais profundo do quadríceps e auxilia na extensão do joelho;
MÚSCULOS DO QUADRÍCEPS

MÚSCULOS DO QUADRÍCEPS

O que é condromalácia patelar?

A condromalácia é a evolução da “síndrome da dor patelo-femural”. É uma patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação do joelho. Essa cartilagem tem a função de resistir a compressões e facilitar o deslizamento entre as estruturas articulares. No entanto, sua estrutura é de difícil regeneração e por isso frequentemente está envolvida em patologias inflamatórias e degenerativas. Com essa estrutura lesionada aumenta o atrito e a compressão entre as estruturas gerando um quadro de dor.

grau da Condromalácia

Quais são os primeiros sintomas?

Segundo (Witvrouw et al., 2004) o relato de dor na região do joelho ao realizar atividades como correr, agachar, subir e descer degraus, andar de bicicleta e ao saltar são os sintomas mais importantes.

Como ocorre?

A degeneração da estrutura está relacionada ao desequilíbrio funcional do músculo quadríceps femural (Moore & Dalley, 2001) e a atrofia do músculo vasto medial (Guo et al., 1996), e com o encurtamento do trato iliotibial (Post, 1998).

Esse desequilíbrio pode gerar uma maior compressão e maior atrito das estruturas através de um desvio da patela lateralmente que pode ser agravada com o esforço repetitivo de uma atividade esportiva, sobrecarga excessiva, além de uma predisposição genética.

Dentro dessa predisposição genética entra o gênero feminino, pois devido o quadril da mulher ser maior, o seu ângulo Q (relação quadril/joelho) é maior. Normalmente gerando um joelho valgo, aumentando assim, o desequilíbrio muscular, a laterização de patela e consequentemente reduzindo a capacidade de absorção do impacto e do atrito articular. Ocasionando assim uma maior incidência da condromalácia patelar em mulheres.

angulo Q

Portanto, aos primeiros sinais procure um profissional qualificado para fazer um avaliação do grau da lesão e se há realmente uma lesão, pois prevenir sempre é o melhor remédio!

No próximo post falarei como podemos prevenir e fica a dica do PERSONAL!

Sobre o Autor

Igor Borges

Igor Borges

Vindo da cidade de Teresópolis e apaixonado por esportes me formei em Educação Física na Universidade Gama Filho (UGF) onde me tornei amante das corridas. Como PERSONAL TRAINER e sócio proprietário do estúdio de Pilates CORPOREL PILATES consegui levar minha paixão pelo esporte e pela corrida para outras pessoas melhorando a qualidade de vida de meus alunos e transformando para um estilo de vida mais saudável.

2 Comentários

  • Ola sou tia da Favia Bosco, eu sei oque é condromalasia por que tenho, a um tratamento especifico….ou um treinamento físico em academia?

    • Olá Regina! Se você já tem condromalácia terá que avaliar o grau dela e também fazer um tratamento fisioterápico específico se estiver na fase aguda. Após a liberação do médico e fisioterapeuta você terá que fazer uma prevenção na academia com um profissional qualificado para fortalecer e alongar os músculos certos para voltar a ter um equilíbrio muscular. Bjo.

Deixe um comentário