PERSONAL

O QUE É O TREINAMENTO FUNCIONAL?

TREINAMENTO FUNCIONAL PRINCIPAL
Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Olá pessoal hoje resolvi falar sobre um tema que as pessoas ainda fazem certa confusão, o treinamento funcional.

Muitas pessoas ainda fazem certa confusão julgando que o treinamento funcional são aqueles circuitos que vemos com cada vez mais frequência nas praias, sim ele também é um treinamento funcional, só que o circuito funcional é uma modalidade física, já que possui características específicas, ele é um treino de intensidade alta, com exercícios que podem ser realizados somente com o peso corporal ou com acessórios, dispostos em circuito com repetições ou tempo de estímulo pré-estipulado por um profissional de educação física com base no objetivo da aula. Logo o circuito funcional  é uma modalidade onde o treinamento funcional esta contido.

Aí você me pergunta, então o que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma nomenclatura dada aos exercícios físicos que utilizam padrões fundamentais do movimento humano como: empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outras. No treinamento funcional o objetivo se dá em aproximar os exercícios das atividades que realizamos no nosso dia a dia, inicialmente os exercícios se davam com base no próprio peso corporal, com o tempo novos acessórios foram criados (discos de instabilidade, os elásticos, as bolas com peso) para que aumentassem o grau de dificuldade dos exercícios e possibilitassem uma evolução do treinamento, sempre buscando tornar os movimentos mais naturais e livres possíveis.

Exercícios utilizando alguns acessórios e peso corporal.

Exercícios utilizando alguns acessórios e peso corporal.

Logo concluímos, qualquer atividade física  que prepare o nosso corpo de maneira a torna-lo mais apto a executar as tarefas do dia a dia de maneira mais eficiente proporcionando mais agilidade, força, equilíbrio recuperado e dinâmico, coordenação, resistência muscular e flexibilidade, que te preparam para uma vida saudável possibilitando fazer suas atividades com mais facilidade protegendo seu corpo de lesões e problemas posturais é um treinamento funcional .

Sim, a musculação é um treinamento funcional. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM) a musculação exerce um impacto direto sobre as atividades diárias, pois estas exigem um percentual muscular para serem executadas.

Pense naquele móvel que queremos trocar de lugar, pensou? Então, sem força muscular isso não seria possível.

Sim, o Pilates é um treinamento funcional, já que possibilita o fortalecimento dos músculos para a manutenção de uma boa postura, proporciona o alongamento global e um fortalecimento da musculatura do CORE.

Pense nas longas horas que passamos em pé, ou sentados na frente do computador, pensou? Sem  resistência muscular e sem o alongamento  você não consegue manter uma postura correta e logo lesões irão aparecer

Sim, as aulas de running também podem ser consideradas um treinamento funcional, já que possibilitam uma melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

Pense no ônibus indo embora e você atrasado, Pensou? Sem resistência cardiorrespiratória você não conseguirá.

Espero que tenham compreendido o que se trata o treinamento funcional e a importância que ele tem no nosso dia a dia.

Então deixe de preguiça escolha a atividade que mais te agrada e torne sua vida mais funcional.

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.