QUASE SARADO

O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE A SUA BARRIGA

barriga
Renato Giannini
Escrito por Renato Giannini

Na  minha busca quase sarada agarrei uma meta nova. Além da fixação pelo tamanho do braço, agora penso também na circunferência abdominal. Minha preocupação não são mais os pneus ou o bucho! A nova questão está ligada a manter a medida abaixo de 90 cm e ter uma proporção com os glúteos (bunda pra quem não ligou o nome a pessoa).

Vamos combinar que realmente arrumei um problema. Afinal, sou (re) conhecido pelo formato de conjunto habitacional aliado as medidas que me habilitam a concorrer ao cargo de “novo loiro do Tchan”.

Você todo animado com uma bomba relógio acoplada na cintura.

Você todo animado com uma bomba relógio acoplada na cintura.

Temos a falsa impressão de que a manutenção do peso é garantia de saúde. O problema é muito mais complicado e consiste em saber: onde a sua gordura está se acumulando? Armazenar gordura na cintura está associado ao aumento do risco de morte. Tudo por causa da temida gordura localizada entre os órgãos.

A gordura intra-abdominal está lá mergulhando seus órgãos vitais e banha.

A gordura intra-abdominal está lá mergulhando seus órgãos vitais e banha.

Você pode não saber, mas a sua pança está diretamente associada às doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, hipertensão e trombose. Segundo pesquisa realizada pela WHF com mais de 16 mil pessoas em 27 países, constatou-se que:

  • 66% das pessoas acreditam ter medidas saudáveis baseadas no que indicam os ponteiros da balança;
  • 16% levam em consideração o tamanho das roupas;
  • 10% chegam a essa conclusão olhando-se no espelho;
  • 6% recorrem aos cálculos do índice de massa corpórea (IMC);
  • apenas 1% mede a circunferência da cintura.

Nós estamos mais focados no controle do peso do que onde realmente o excesso de bagagem está se acumulando. E qual é a recomendação para homens? Manter a circunferência abdominal abaixo de 90 cm. Não há também uma proporcionalidade dessa medida com a sua altura. Você pode ter 1,60m ou 2,10m. A cintura é a mesma e não fui eu quem inventou ou tem responsabilidade sobre isso. Aceite e corra atrás.

Vamos parar de questionar e vamos diminuir essa cinturinha de barril?

Vamos parar de questionar e vamos diminuir essa cinturinha de barril?

 

RELAÇÃO QUADRIL / CINTURA (RQC)

Claro que as coisas podem sempre ficar mais difíceis. E a OMS considera o RQC um dos critérios para caracterizar a síndrome metabólica. Para homens, o valor de corte é de 0,90. No site do Doutor Drauzio Varella, a síndrome metabólica é descrita como:

A síndrome metabólica ou plurimetabólica, chamada anteriormente de síndrome X, é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

 

ng-154-zona-de-risco-01

Se o Drauzio Varella diz é verdade e só de ler já estou apavorado!

Para descobrir o seu índice, basta dividir a medida da sua cintura pela medida do seu quadril.

 

UTILIDADE PÚBLICA: COMO MEDIR?

A única forma de controlar esses fatores é medindo. Isso, claro, associado a sua dieta e rotina de exercícios. Só ficar se derrotando com a fita métrica não adianta nada, óbvio. Mas é importante saber como aferir as circunferências. Então vamos lá:

A circunferência abdominal é medida logo abaixo da última costela. Para os glúteos é mais fácil: posicione a fita métrica no local onde sua buzanfa é maior. #táMedido.

 

MINHAS METAS

No meu post sobre medidas ideias descrevi minhas medidas logo que comecei a dieta. É claro que elas mudaram muito desde então. O que constatei foi que com uma dieta específica conseguimos coisas nunca antes imaginadas e, o que antes parecia impossível, agora não é mais. Minha nova meta é chegar a 85 cm de circunferência abdominal, como o indicado pelo site MUDE.NU.

Hoje farei minha avaliação funcional na CORPOREAL e, na semana que vem, falo sobre mudança de medidas e as novas metas. Junto com isso, já vou perturbando o Igor para me dar um treino punk de braço (Projeto Sem Barriga e Com Bração).

blanco-negro-aplausos_gif-movie

Para quem quiser ler um pouco mais sobre os assuntos: leia os links abaixo.

https://exercicioesaude.wordpress.com/saude/rcq/
http://www.cardiol.br/imprensa/revistas/impresso/034.htm
http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-metabolica/

halter

Sobre o Autor

Renato Giannini

Renato Giannini

"Defino-me um obstinado. Não vou morrer sem conseguir ficar sarado". Desejo pouco: apenas BF abaixo de 2 dígitos e braço de meio metro. Professor, marketeiro e colunista do zBlog tenta alcançar seus objetivos enfrentando hérnia de disco, lesões e paralisias. Existe shape vencedor após os 40? Seriam os sarados astronautas? Muitas questões. Poucas respostas.

Deixe um comentário