NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO EM PAUTA

O SAL FAZ MAL A SAÚDE? CONHEÇA UM POUCO MAIS DESSE TEMPERO TÃO UTILIZADO NA CULINÁRIA

images (1)
Luciana Bittencourt

Olá pessoal! Espero que esteja tudo bem com vocês e principalmente com a saúde de vocês!

Semana passada eu falei dos tipos de açúcar  e qual a quantidade deste ingrediente contém nos alimentos. Hoje então eu falarei do sal e por que devemos moderar o consumo deste.

O sal é uma especiaria que já era usado no Egito e na China há mais de mil anos, mas ao invés de temperar os alimentos, ele era utilizado para conservá-los da deterioração, isso porque, ele possui uma característica osmótica, que possibilita a saída de água dos alimentos, o que evita que as bactérias deteriorantes se proliferem. Depois que surgiu a geladeira, o sal foi cada vez menos utilizados como conservante e passou a ser cada vez mais usado como tempero.

Diferentes tipos de sal

Diferentes tipos de sal

Mas porque será que o sal muitas vezes e visto como vilão? Será que ele faz mal para a saúde?

Isso acontece pois o sal é composto de cloreto de sódio, que atrai as moléculas de água para si e leva a retenção de líquidos, ou seja, o consumo de sal em excesso faz mal à saúde. O Guia alimentar para a população brasileira indica que o consumo ideal de sal é de apenas 5 gramas por dia para um adulto. Entretanto, já é sabido que o povo brasileiro consome, em média, 12 gramas ao dia que é mais que o dobro do recomendado pelo Guia.

O perigo do sal em excesso está em aumentar as chances do indivíduo ter hipertensão arterial e danos nos rins, que leva ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, câncer e problemas circulatórios.

Mas é importante vocês saberem, que não é só o consumo de sal que é prejudicial a saúde. O sódio (Na), um dos componentes do sal, é o maior responsável pelos malefícios causados pelo sal a saúde, mas onde podemos encontrar o sódio?

Se você é um grande consumidor de produtos industrializados, fique ligado nos produtos ricos em sódio!!!

Conheça os 10 Produtos processados campeões de sódio:

  1. Macarrão instantâneo com tempero –2721 mg de sódio em 85 g
  2. Macarrão instantâneo sem tempero –1198 mg de sódio em 80g
  3. Frango empanado –759 mg de sódio em 130 g
  4. Hambúrguer bovino –567 mg de sódio em 80g
  5. Salsicha –551 mg de sódio em 50g
  6. Hambúrguer de frango –525 mg de sódio em 80 g
  7. Biscoito de polvilho –270 mg de sódio em 30g
  8. Biscoito cream cracker –230 mg de sódio em 30g
  9. Salgadinho de milho –176,9 mg de sódio em 25g
  10. Requeijão –165 mg de sódio em 30g

 

Agora para finalizar, veja abaixo os tipos de sódio existentes no mercado e quais suas principais diferenças:

 

 

tipos de sal

 

Não deixe de olhar o rótulo dos alimentos antes de consumi-los e fique de olho na quantidade de sódio que eles contém, sem se esquecer também de escolher o melhor tipo de sal para utilizar em sua casa, mas não esqueça: USE COM MODERAÇÂO!!! E lembre-se que podemos utilizar as ervas como dito no artigo do meu colega nutricionista Bruno Barros “Os temperos dão vida” Parte 1  e Parte 2  para substituir o sal e dar sabor aos alimentos!!!

Por hoje é só pessoal, boa semana para vocês e até a próxima dica da nutri!!!

Sobre o Autor

Luciana Bittencourt

Luciana Bittencourt

Nutricionista -UFRJ
Mestre em Nutrição - UFRJ
Pós-Graduação em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Ex-professora supervisora de Estágio em Ciência de alimentos da UERJ
Docente do SENAC RIO
Doutoranda em Ciência de Alimentos - UFRJ
Nutricionista clínica da Nutriemotion - atua em todas as áreas do atendimento nutricional, focando na orientação para a mudança de hábitos alimentares com intuito de orientar a adoção de um estilo de vida mais sudável.

Deixe um comentário