COACHING COACHING MOTIVACIONAL PERSONAL PSICOLOGIA

Os Hábitos Para uma Carreira de Sucesso – 1a Parte

momentum-in-business
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Todo profissional almeja uma carreira bem-sucedida, mas nem sempre alcançam as realizações desejadas. Isso porque, mesmo que as pessoas possuam um grande potencial, existem variações de comportamento que propiciam ao indivíduo usufruir ou não de suas potencialidades, assim, provocando a aproximação ou o distanciamento de suas conquistas.

Toda carreira de sucesso depende de uma série de atitudes por parte do indivíduo. No entanto, o que poucos levam é consideração é que estas atitudes precisam fazer naturalmente parte do dia-a-dia, pois surtem efeito em médio e longo prazo. Você sabe se tem hábitos de sucesso? Se não sabe, confira abaixo os mais importantes e, se ainda não os possui, aproveite para incorporar ao seu cotidiano.

Nesse contexto, fica notória a importância de se atentar à qualidade dos hábitos e aperfeiçoá-los constantemente, para a conquista de resultados cada vez melhores em sua carreira.

Praticamente todos os profissionais inseridos no mercado de trabalho têm como meta atingir o sucesso profissional, com retorno financeiro e satisfação pessoal. O início da carreira é determinante para delinear o profissional que você pretende ser no futuro, além de esclarecer de fato se você escolheu corretamente a carreira que seguirá.

Entretanto, para atingir o sucesso e a riqueza, você precisa ter determinadas atitudes que potencializem sua credibilidade e seu currículo. Veja algumas dicas de como agir para ser bem sucedido:

 1. Autoconhecimento

best-quotes-work-success-business-efficiency-meditation-03

 

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que você tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade e instabilidade emocional.

Você também consegue permanecer equilibrado em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que abalam o emocional.

O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira, pois você precisa saber o que quer e até onde quer chegar para planejar os passos necessários para isso. Você precisa conhecer suas competências, talentos e comportamentos para conseguir  buscar uma atividade alinhada a eles. Tudo começa com o autoconhecimento.

2. Encontre seu Propósito de Vida

business_success

Se você quiser realmente VIVER sua vida e não apenas PASSAR por ela, você PRECISA ter um propósito. O propósito conecta o que você faz no dia a dia com um objetivo maior, lá na frente. As pessoas que o possuem têm consciência do papel que representam na Vida e um sentimento de auto-responsabilidade. E extraem disso a motivação para seguir em frente mesmo nos piores momentos.

Quando você conhece seu Propósito de Vida e possui uma imagem clara de onde quer chegar, cada objetivo conquistado, cada meta ultrapassada trará um sentimento de satisfação, realização e a sensação de estar no caminho certo.

Saiba mais sobre Propósito de Vida.

3. Networking

Workshop-4

Possuir uma rede contatos profissionais é, nos dias de hoje, imprescindível tanto para quem está em busca de emprego quanto para aqueles que desejam alavancar a carreira. O networking, mais do que trocar cartões, é a chance que muitos têm de se fazer notar e aproximar-se de profissionais interessantes.

Infelizmente, a maioria das pessoas pensa que um bom networking é ter um monte de cartões ou muitas conexões no Linkedin. Mas vai muito além disso. Existe a necessidade de você criar um relacionamento com essas pessoas para que elas se sintam seguras para contratá-lo ou indicá-lo.

O contato inicial deve ser trabalhado para se transformar em um relacionamento de fato, e você não consegue isso simplesmente ligando para a pessoa sempre que precisar de emprego. É preciso dar algo antes de querer receber. O melhor relacionamento é aquele que se desenvolve quando você cria um devedor. Ao fazer um favor ou uma gentileza a alguém, essa pessoa passa a dever a você um favor ou gentileza, e aí começa o vínculo. Como diria Robert Cialdini, é o princípio da reciprocidade.

Não tenha vergonha de pedir ajuda quando precisar, haja de forma natural e cortês, mas não se esqueça de ser objetivo. Neste ARTIGO eu ensino estratégias simples e eficientes para manter uma rede de relacionamentos que funcione quando você precisar.

 Essa é a e a primeira parte do artigo. Espero que tenha gostado. Semana que vem tem mais.

 

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário