COACHING COACHING MOTIVACIONAL PERSONAL PSICOLOGIA

Os Hábitos Para uma Carreira de Sucesso – 2a Parte

10-ways-to-improve-your-motivation-and-make-running-a-business-feel-like-a-holiday
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

A maioria das pessoas é imediatista e quer resultados rápidos e de preferência sem muito esforço. Entretanto, o Sucesso pede mais…mais energia, mais foco, mais determinação. Se você quiser se destacar profissionalmente precisa adquirir hábitos que a maioria das pessoas não pratica. Esta é a continuação deste artigo.

No artigo anterior mostrei os três primeiros hábitos necessários para a construção de uma carreira de Sucesso. Só para relembrar, foram:

1- Autoconhecimento

2 – Encontre seu Proposito

3 – Networking

Neste artigo vou falar os outros 4 hábitos que você precisa adquirir. Continue lendo.

 

4. Protagonismo

foto_recrutamento

Tenho certeza que você conhece o significado dessa palavra, mas talvez na prática não consiga aplicá-la de maneira eficaz. Protagonismo é o oposto de vitimismo e inação. Em resumo, é a capacidade de tomar nas próprias mãos o rumo da sua carreira e das suas atividades profissionais, como se fossem um negócio do qual você é o dono.

Ser protagonista significa ter auto-responsabilidade, ou seja, parar de culpar a empresa, o chefe ou os colegas quando as coisas não dão certo, e buscar a solução.

Como desenvolver o Protagonismo? Algumas das maneiras são aumentar o autoconhecimento, ter atitude para tomar decisões alinhadas com o futuro profissional que você deseja, ser pro-ativo e sempre analisar seus resultados, buscando os erros e acertos e como fazer melhor na próxima oportunidade. Ficar atento aos feedbacks dos pares e das pessoas que se importam com você.

 

 5. Marketing Pessoal

small-business-website-success

Muitas pessoas acreditam que o Marketing Pessoal é um culto ao ego ou a vaidade pessoal ou receiam ser vistas como um produto sendo comercializado. Mas se você pensar bem, você se vende todos os dias em diversas situações diferentes: para os seus amigos, para sua namorada, para o seu chefe, etc. E não tem nada de errado nisso.

O Marketing Pessoal usado de forma inteligente e ética é uma poderosa estratégia para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional. É um conjunto de atitudes suas que dão mais visibilidade às suas  características, habilidades e competências para aumentar sua aceitação e  reconhecimento por parte dos outros.

Ele pode e deve ser usado em benefício da sua carreira.

Não se trata de ser “puxa-saco” ou arrogante, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Você não deve confundir humildade com anonimato. Neste ARTIGO eu falo mais sobre como você pode usar o Marketing Pessoal a seu favor.

 6. Saber Trabalhar em Equipe

501-5132planejamento_estrategico

Busque ao seu redor padronizações e gestões de atos e procedimentos com objetivo claro de ser simples, direto e eficaz. No tratar, busque palavras afáveis e de paz. Seja aquilo que os outros devem ser para você. Quer respeito? Respeite. Isto é criar sinergia nas suas atitudes.

Isto vale mais do que para negócios, vale para vida. Não pense que tudo é contra você ou que o texto escrito fala mal de você. Tente compreender o contexto, os porquês, relevar paixões, pois tudo na vida é passageiro. O texto está grosseiro? Ligue para a pessoa. Vá até ela e converse. Compreender, perdoar e aceitar as diferenças são mais do que sinais de maturidade. São a forma de viver em paz consigo mesmo.

Ou, pelo menos, não seja o idiota. Não se trata de ser seletivamente bom, mas sempre agradável com todos. Trabalhar aos empurrões é, provavelmente, a única coisa que as pessoas odeiam no seu trabalho. Se não for dessas pessoas, terá uma carreira longa e gratificante. Se o ato de trabalhar é fácil, então poderá compensar um monte de outros problemas.

 7. Manter-se Atualizado Sobre o Mercado de Trabalho

Mantenha-se sempre atualizado. Você precisa do conhecimento do seu negócio sempre na ponta da lingua. E não adianta conhecimento do ano passado. O conhecimento deve ser de hoje, no máximo de ontem. Da semana passada já pode estar desatualizado.

Gostou do artigo? Então CLIQUE AQUI e cadastre-se para ser o primeiro a receber novos conteúdos exclusivos como esse diretamente no seu email.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário