PERSONAL

OS TEMPEROS DÃO VIDA!

capa - temperos
Bruno Barros
Escrito por Bruno Barros

Fala Galera!

Após um período ausente (viva o Carnaval!) estamos de volta com a nossa coluna gastronomia fit. E dessa vez inspirado por um filme que assisti recentemente. Trata-se do filme “O Tempero da Vida”, uma história sobre um menino grego chamado Fanis que vive na loja de temperos do seu avô turco, e ali vai aprendendo coisas importantes sobre os segredos dos temperos. O filme fala sobre povos, costumes, culinária, relacionamentos. É bem legal. Recomendo. Tem um trecho do filme no qual o avô orienta uma cliente dizendo: “…Às vezes temos que usar um tempero raro para conseguir algo diferente.”. Interessante não é mesmo? Há muita sabedoria contida nessas palavras.

Muitas vezes, costumamos repetir métodos e ainda assim esperamos resultados diferentes. Um tanto contraditório não acham? Vamos tentar algo diferente hoje? Que tal botar mais tempero na sua comida? Que tal substituir o sal e o açúcar por algo novo? Seu corpo agradece duas vezes, primeiro pela saúde e depois pela nova experiência.

Sendo assim, hoje indico para vocês caros leitores, alguns temperos que ajudam a apurar nossas experiências culinárias e nossa saúde. E são bem acessíveis tanto para o bolso, como também são de fácil cultivo. Segue a lista:

meio - temperos

Os temperos dão vida!

Tomilho: Erva que acompanha quase tudo na cozinha. Rico em vitamina C, magnésio e vitaminas do complexo B, o tomilho tem propriedades digestivas, auxilia na prevenções de inflamações (inclua o envelhecimento precoce aqui) e ajuda reduzir o colesterol.

Pimenta: A pimenta com seu sabor ardido traz muitos benefícios pra quem quer ficar magro, pois acelera o metabolismo. Também ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer. E assim como o tomilho acompanha quase tudo na cozinha.

Salsa: De sabor leve e agradável a salsa é rica em vitaminas A e C, e ajuda a proteger o sistema urinário, reduz o inchaço e tem ação digestiva.

Alecrim: O alecrim perfuma a comida como nenhum outro. De sabor leve e adocicado o alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e o fósforo. Tem ação diurética favorecendo a perda de peso e expectorante, ajudando assim também no combate a gripe, tosses e asma.

Manjericão: De sabor inconfundível, o manjericão costuma entrar em molhos na nossa culinária. Tem ação diurética, ajuda no tratamento da diabetes e abranda os desconfortos intestinais.

Hortelã e Menta: Coloquei as duas espécies aqui, pois são muito parecidas tanto em sabor como em propriedades. Ambas dão frescor para a comida e acompanham bem sucos e chás. Com propriedades digestivas, ajudam aliviar cólicas estomacais e intestinais, assim como também aliviam crises de bronquite, tosses e gripes.

Gengibre: O gengibre é outro campeão pra quem busca perda de peso. De sabor picante e adocicado, o gengibre aumenta a temperatura corporal e assim também o eleva o gasto energético. Além disso, ajuda a combater enjoos, náuseas e dores de cabeça.

Por essa semana é isso galera! No nosso próximo encontro volto com mais temperos e um passo-a-passo pra você montar sua horta dentro de qualquer espaço com dicas de cultivo e tudo mais que for necessário.

Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Barros

Bruno Barros