PERSONAL

PILATES O MÉTODO

Imagem principal do post O METODO PILATES
Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

O Método Pilates apesar de parecer um modismo surgiu há quase 100 anos por Joseph Pilates, que apresentei à vocês na minha postagem anterior. Joseph costumava dizer que tinha inventado um método que estava 50 anos à frente do seu tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=0lncMhM-VbU

Só temos razões para concordar com ele quando vemos tamanha popularidade do método nos dias atuais. As razões para tamanho sucesso decorrem do fato de que, simplesmente, ele funciona.

Incialmente Joseph denominou seu método de contrologia, por que promove o perfeito equilíbrio entre corpo e mente utilizando-se de 6 princípios primordiais para sua eficiência, Powerhouse (ativação da musculatura CORE), Concentração, Centralização, Respiração, Controle e Fluidez.

Todos os movimentos são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos, o que propicia ao praticante um ganho de consciência corporal. O número de repetições é baixo, afim de que não se chegue à exaustão. Os exercícios acompanham o ritmo respiratório e trabalham aqueles músculos que você nem imaginava que existiam.

Os exercícios utilizados no método podem ser trabalhados nos aparelhos com ou sem a utilização de molas ou solo com ou sem o uso de acessórios, como por exemplo, a bola suíça.

Joseph Pilates demonstrando sua força abdominal.

Joseph Pilates demonstrando sua força abdominal.

Durante os exercícios, a um fortalecimento e recrutamento das musculaturas menores que se tornam mais fortes enquanto os grandes grupamentos musculares aumentam o seu tônus e mobilidade, criando um corpo equilibrado flexível e integrado. Com isso, reduzimos os desequilíbrios musculares, responsáveis por maior parte das lesões, patologias e problemas posturais.

É por essa razão que o Pilates é tão procurado para reabilitação e correção postural, mas não que seja uma atividade leve, simplesmente ele trabalha o corpo de maneira uniforme, sendo indicado também para os que buscam uma evolução de seu desempenho esportivo e um corpo esteticamente harmonioso.

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.