PERSONAL

QUAL É O SEU TIPO FÍSICO?

biotipo 1
Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Você já deve ter reparado que cada um de nós tem um tipo físico diferente, algumas pessoas tendem a ser mais magras e ter mais curvas, enquanto outras são mais pesadas, com uma musculatura mais definida e ossos mais largos, enquanto outros possuem maior tendência ao acúmulo de gordura corporal. Isso ocorre, porque todos nascemos com uma individualidade biológica, mas com algumas heranças genéticas. As chances de seu corpo ser parecido com o de seus pais e irmãos são enormes.

tal pai tal filho

Tal pai tal filho

Saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma mais apropriada.

Através da Biotipologia foi possível classificar essas diferenças físicas em três biótipos diferentes: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo. Você é na verdade uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. A análise e classificação do biótipo é realizada através de mensurações específicas de diâmetros ósseos e dobras cutâneas.

Então você deve esta dizendo: vai ser difícil saber qual o meu tipo físico.

Não, o nosso tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você mais vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu tipo físico?

ENDOMORFO

Esse é um tipo encorpado, com mais gordura corporal. As pessoas com esse tipo de corpo normalmente possuem ossos largos, quadril e coxas grandes e rostos redondos. Os braços e pernas costumam ser curtos, salientando ainda mais o aspecto encorpado das pessoas endomorfas. Na maioria dos casos, as pessoas têm uma cintura alta, e mãos e pés pequenos. Além disso, os endomorfos são geralmente mais pré-dispostos a um maior acúmulo de gordura corporal, porém tem mais facilidade para construir tecidos musculares do que os demais. Infelizmente, perder peso é uma grande dificuldade para as pessoas endomorfas.

Pessoas com biotipo endomorfo

Pessoas com biotipo endomorfo

MESOMORFO

Aquele que possui o corpo que todo mundo sonha em ter, um corpo atlético com metabolismo acelerado.

São aqueles mais bem dotados geneticamente falando porque são mais pré-dispostos a terem maiores ganhos musculares. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada.

A maioria dos mesomorfos tem a cintura baixa, estreita e ombros largos. Possuem uma mandíbula quadrada e maçãs do rosto proeminentes, tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos. Para resumir, é o típico retrato de Arnold Schwarzenegger. Essas pessoas tendem a ter um metabolismo rápido, facilitando a tarefa de perder peso.

Pessoas com biotipo mesomorfo

Pessoas com biotipo mesomorfo

ECTOMORFO

Aparência fina, com baixo nível de gordura.

Os indivíduos com um tipo de corpo ectomorfo geralmente possuem corpos finos, com ombros, cintura e quadril estreitos. Os ombros, além de estreitos, costumam ser anteroposicionados.

O rosto tende a ser triangular, as características faciais são nítidas. É fácil para alguém com esse tipo de corpo perder peso e se manter com baixo nível de gordura corporal. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente, pois, os ectomorfos tem mais dificuldade em ganhar massa muscular do que os outros.

Pessoas com biotipo ectomorfo

Pessoas com biotipo ectomorfo

A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Espero que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga otimizar seus treinamentos e sua alimentação para alcançar seus objetivos mais rapidamente.

No próximo post vou dar algumas dicas de treinamentos para cada biótipo, não deixe de acompanhar!

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.