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QUAL A MELHOR FORMA DE SE HIDRATAR DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA?

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Luciana Bittencourt

Durante a atividade física, de predomínio aeróbica, o suor é o mecanismo mais importante de regulação da temperatura corporal utilizado pelo corpo humano, pois age transferindo calor continuamente para o meio ambiente à medida que a água é vaporizada pela pele. A sudorese é uma resposta fisiológica para evitar o aumento da temperatura corpórea, mas esta perda hídrica nem sempre é compensada pela ingestão de líquidos durante a realização da atividade física. Sabendo disso, hoje vamos falar um pouco sobre as formas de se hidratar durante a prática de atividade física.

Bom pessoal, como mencionado anteriormente, devido a essa sudorese que ocorre durante uma atividade física, se não houver reposição hídrica, pode haver a desidratação,  devido a grande perda de líquidos. Já famosa dentre os praticantes de atividade física, a câimbra é um dos sintomas da desitratação, e estas podem ser evitadas, não apenas pelo consumo de bananas (como muito se fala por aí), por ser fonte de minerais como o potássio, mas elas podem ser evitadas principalmente pela hidratação antes, durante e após a atividade física. São sintomas da desidratação:

  • Câimbras;
  • Fadiga;
  • Elevação da frequência cardíaca;
  • Vertigens e tonturas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Possiveis Alterações visuais e auditivas.

Sabendo dos sintomas da desidratação, vamos ver agora com quais bebidas podemos evitar esse quadro de desidratação, fazendo sempre a reposição de líquidos antes, durante e depois dos  treinos.

TIPOS DE BEBIDA PARA HIDRATAÇÃO:

ÁGUA: excelente bebida para repor líquidos para o corpo.

ÁGUA DE COCO: isotônico natural, de baixa caloria e elevado teor nutricional. Apresenta, em sua composição, vários eletrólitos, como sódio, potássio, fósforo e cloro. É uma excelente alternativa para hidratar-se, recuperando as perdas dos minerais.

Água de côco - isotônico natural

Água de côco – isotônico natural

BEBIDAS ISOTÔNICAS: são repositores hidrolíticos formulados a partir de uma concentração variada de eletrólitos, associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrentes das perdas durante a prática de atividade física.As bebidas isotônicas são líquidos que apresentam osmolaridade muito próxima a dos fluidos corporais,  sendo rapidamente absorvidas após o consumo.Elas podem ser encontradas na forma de pós, concentrados ou líquidos prontos para beber.

Diferentes tipos de bebidas isotônicas

Diferentes tipos de bebidas isotônicas

Outra dica é que  as Bebidas  alcoólicas e gaseificadas, chás preto e mate, café e sucos de frutas concentrados não são recomendados para a hidratação durante a atividade física por provocarem alguns efeitos indesejáveis.

Evite bebidas gaseificadas e cafeinadas durante a prática de atividade física!

Evite bebidas gaseificadas e cafeinadas durante a prática de atividade física!

Bom pessoal, hoje vimos que quando  se realiza algum tipo de atividade física, o  corpo tem alguns desafios para enfrentar: perder  o calor para o ambiente e evitar a perda excessiva de água (desidratação), portanto, com a prática de atividade física, a necessidade de água é maior! Então, para quem não tem o hábito de beber água, aconselha-se carregar sempre uma garrafinha consigo, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia a dia. Ao olhar para a sua garrafinha, automaticamente a pessoa lembrará que deve tomar água.

Siga essa dica Nutriemotion e hidrate-se. Cuide do seu corpo e da sua saúde! Até a próxima dica da nutri!

Sobre o Autor

Luciana Bittencourt

Luciana Bittencourt

Nutricionista -UFRJ
Mestre em Nutrição - UFRJ
Pós-Graduação em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Ex-professora supervisora de Estágio em Ciência de alimentos da UERJ
Docente do SENAC RIO
Doutoranda em Ciência de Alimentos - UFRJ
Nutricionista clínica da Nutriemotion - atua em todas as áreas do atendimento nutricional, focando na orientação para a mudança de hábitos alimentares com intuito de orientar a adoção de um estilo de vida mais sudável.

1 Comentário

  • Olá Luciana
    Muito boa as dicas ajudam bastante
    Aprofundar-se em conhecimentos.ótimo!
    Parabéns tudo de bom .