COACHING PERSONAL PSICOLOGIA

Qual o Seu Talento? O Que Você Não Sabe Que Sabe Fazer Bem (Parte 2)

gestao_por_competencias_talento
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

Se você realizou os exercícios do artigo anterior, a essa altura você já deve ter uma lista das suas paixões, talentos e motivações. Talvez até já tenha algumas sacadas ou insights sobre o que deve fazer ou onde aplicar isso tudo. As próximas perguntas devem ser respondidas durante sua rotina habitual. A partir desse momento, você deve olhar o seu dia a dia com uma visão diferente.

Você deve ficar presente e aumentar o foco em cada uma das situações que você vive para perceber aquelas atividades que você realiza com competência e sem esforço. Ou aquelas tarefas em que perde a noção do tempo, pelo puro prazer da atividade.

Assim conseguirá perceber e sentir melhor como as coisas se desenrolam, as sensações que provocam e as consequências que geram.

a) Como eu me sinto ao começar o meu dia?

b) Por que eu estou nesse emprego?

c) Como eu me sinto quando estou fazendo um trabalho que eu detesto?

d) Como eu me sinto quando estou fazendo um trabalho que amo?

e) O que eu faço bem no meu trabalho atual? Pelo que eu sou bem avaliado/a?

f) Qual é a parte preferida do meu atual trabalho?

g) Sempre que realizar uma tarefa em que não viu a hora passar e que deixou você muito empolgado, anote o seguinte:

                       O que você realizou? (TAREFA) 

                       Observou que é bom em…

                       Aprendeu que gosta de…

                       Aprendeu que não gosta de…

 

talentos

Crie o hábito de vivenciar, de fato, cada etapa do seu dia a dia – seja uma reunião, a conversa com um amigo, a hora de buscar os filhos na escola. Esteja o mais atento possível ao que está acontecendo naquele momento à sua volta.

É importante você observar como se sente durante as atividades diárias. Se você chegou nesse ponto de questionamentos profissionais tão profundos é porque algo aconteceu ou está acontecendo com sua vida profissional. Provavelmente você está frustrado ou insatisfeito com sua carreira ou emprego.

Mapear seus talentos e competências é uma importante etapa na sua busca por um Propósito que traga mais realização à sua vida. Ou pelo menos, por um emprego que te dê mais satisfação e alegria.

E Você sabia que no momento em que você começa a focar sua energia e atenção para encontrar o seu Propósito, alguns sinais sutis começam a aparecer em seu caminho? Pode ser uma idéia fixa que não sai da cabeça, oportunidades que aparecem, pessoas comentando sobre algo, pessoas-chave surgindo na sua vida….

talent_skill_recruitment_hiring_compass_thinkstock-100522338-primary.idge

São as chamadas “coincidências” ou “sincronicidades”. Eu costumo dizer que quando você se move, com dedicação e energia, em direção ao seu objetivo ou sonho, ele também se move em sua direção.

Até mesmo uma demissão inesperada pode ser o sinal da vida, do Universo, ou do que quer que você acredite, para que você repense suas escolhas profissionais e acerte o rumo de sua vida e carreira em direção a algo que traga mais realização e propósito para sua vida.

Por definição, nos momentos que você está exercitando seus talentos e competências, através do seu Propósito de Vida, você se sente eufórico, animado, feliz e vivo. Sua fala estará vibrante e seus olhos irão brilhar de tal forma que será impossível as pessoas ao seu redor não prestarem atenção e comentar.

Você acha que vale a pena investir tempo e energia para descobrir o que você REALMENTE gostaria de estar fazendo, descobrir qual o seu Propósito de Vida, e incluir esses sentimentos no seu dia a dia?

Então FAÇA. Acredite. Você pode.

Gostou do artigo? Então, se Você mora no Rio de Janeiro e quer descobrir em que fase se encontra sua vida profissional, CLIQUE AQUI e inscreva-se na Palestra Diagnóstico de Carreira. 

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário