PERSONAL

QUINTA DA BOA VISTA……UM ÓTIMO LUGAR PARA TREINAR E PASSEAR!

QUINTA DA BOA VISTA - Lago3
Igor Borges
Escrito por Igor Borges

Após alguns alunos me perguntarem sobre lugares alternativos para treinar fora do eixo Lagoa, Leblon/Leme, Urca, Botafogo e Parque do Flamengo, hoje falarei de um lugar que eu particularmente gosto. É de fácil acesso, pois é próximo da estação de metrô, mas que normalmente não é muito utilizado pelas pessoas acostumadas com os percursos da zona sul. Esse lugar é a Quinta da Boa Vista!

A Quinta da Boa Vista e seus 155 mil metros de área verde já foi o jardim da realeza na época do império.  É um lugar romântico e nostálgico por sua beleza e história.

Lugar extraordinário para se passear com a família, fica localizado no centro de São Cristóvão e próximo ao Centro de Tradições Nordestinas. É um local de fácil acesso por ficar bem perto da estação de Metrô São Cristóvão e com um bom estacionamento com o valor de apenas R$ 6,00.

Para quem for treinar ou visitar não vai se arrepender, sempre aos finais de semana é fácil encontrar em sua maioria famílias, casais, amigos fazendo piqueniques, turistas e é claro muita criança, pois dentro do parque fica situado o Zoológico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Arqueologia e antropologia, além dos atrativos como grutas e aluguéis de quadriciclo, pedalinho e caiaque.

Lago com pedalinhos

Lago com pedalinhos

Para os que forem passar o dia inteiro a gastronomia também é um ponto forte, pois dentro do parque tem um restaurante temático bem legal com os funcionários caracterizados como se estivessem na época do império.

Agora chega de fazer o jabá do parque e vamos ao que interessa ….. vamos à corrida!

Considero a Quinta da Boa Vista um ótimo local para treino por ser muito arborizado e em quase todo seu percurso tem como desfrutar de uma agradável sombra longe da poluição dos carros e, além disso, pode-se variar o treino com trechos de subida, descida, grama e terra batida.

Trecho de terra batida

Trecho de terra batida

Existem vários percursos que podem ser mapeados, mas não sugiro fazer treinos longos, pois mesmo utilizando todos os trechos teria que ficar rodando pelos mesmos lugares. Sugiro treinos até 10km.

Particularmente gostos das subidas que lá existem, são duas, uma íngreme de 200m e outra de 500m com um aclive mais gradativo onde podemos fazer treinos intervalados na subida.

Subida de 500m

Subida central de 500m

Vale a pena ir tanto para passear quanto para treinar!

Fica a dica do Personal e vamos correeeeeerrrrrr!

Sobre o Autor

Igor Borges

Igor Borges

Vindo da cidade de Teresópolis e apaixonado por esportes me formei em Educação Física na Universidade Gama Filho (UGF) onde me tornei amante das corridas. Como PERSONAL TRAINER e sócio proprietário do estúdio de Pilates CORPOREL PILATES consegui levar minha paixão pelo esporte e pela corrida para outras pessoas melhorando a qualidade de vida de meus alunos e transformando para um estilo de vida mais saudável.