QUASE SARADO

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO FUNCIONAL E NOVOS PARÂMETROS

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Renato Giannini
Escrito por Renato Giannini

Pra que serve a avaliação? Basicamente pra duas coisas: verificar o quanto você está próximo da sua meta e descobrir se realmente você tem se empenhado. Dizer que não comeu coxinha de galinha é fácil. Difícil é provar na fita métrica.

Quem já leu meus posts anteriores lembra que falei sobre as medidas perfeitas sob a teoria da proporção áurea e até busquei referências de quais medidas seriam perfeitas para um visual sarado. Fiz até uma planilha para ajudar nos cálculos! Desde então adotei a tabela do site mude.nu. Claro que não concordo com algumas coisas, pois sou mesmo do contra. Mas vamos lá.

As duas avaliações que eu fiz foram realizadas na CORPOREAL PILATES. A última foi com a colunista aqui do blog Flávia Bosco. A primeira bem antes de começar a dieta nova em novembro de 2014. A segunda no dia 12 de maio de 2015.

Vamos correr atrás dos resultados!!!

Vamos correr atrás dos resultados!!!

 

RESULTADOS GLOBAIS

Dieta militar, sem glúten e sem lactose, corte de carboidratos noturnos, refeições a cada duas horas e jejum de 1h antes de dormir realmente fazem maravilhas. Não vou falar de todos os índices de controle aqui. O que mais me impressionou foi a alteração na pressão arterial. De 135/86 mmHg (FC: 86 bpm), que sempre foi a minha pressão da vida, passei para 115/76 mmHg (FC: 69 bpm). Não cortei tanto sal assim e em nada alterei minha rotina de exercícios. Mas a pressão mudou pra melhor. GOL!

Embora minha relação cintura-quadril (RCQ) não fosse ruim, ela melhorou! Menos quadril e menos bunda me garantiram risco baixo. Já falei sobre a importância da proporção cintura-quadril em outro post. Vai lá ler.

O IMC também diminuiu, mas ele não é um bom índice pra mim já que a massa muscular descompensa a conta. Antes ele era 29,1 e hoje está em 27,2. Sim, é índice de sobrepeso. Não, não sei informar se conseguirei entrar na faixa de 19 a 25 (considerada normal). Vamos trabalhar.

Que a força esteja com você!

Que a força esteja com você!

 

MEDIDAS

Como venho falando aqui insistentemente, minhas medidas mudaram muito. Mas isso me leva pra outra pergunta e deixa de ser uma questão pura e simples de baranguice. A pergunta passa a ser: qual será o meu objetivo daqui pra frente? Esta tabela faz a comparação das medidas, baseada nas duas avaliações:

AVALIAÇÕES NOV/14 MAI/15
PESO 94,3 88,5
ALTURA 180 180,5
TÓRAX 110,5 105,7
CINTURA 97 88
ABDOME 98,5 91,8
BRAÇO DIREITO 37,4 37
BRAÇO ESQUERDO 37,4 35,8
COXA DIREITA 52,5 54,5
COXA ESQUERDA 53 55
PANTURILLHA DIREITA 39,3 39
PANTURILLHA ESQUERDA 38,5 38,2
QUADRIL 105 101,4
RCQ 0,92 0,87

 

FLEXIBILIDADE, FLEXÕES E ABDOMINIAS

Não são coisas que eu treine com frequência. Mas em duas avaliações fui bem. Para flexões estou na casa do EXCELENTE (26 flexões por minuto) e no abdominal ACIMA DA MÉDIA (28 por minuto). Preciso de mais três para alcançar o excelente. Já a flexibilidade… vamos dizer que estou abaixo da média. Não se pode ganhar todas.

Peso: OK! Força: OK! Flexibilidade: OK! Esperteza: abaixo da média...

Peso: OK! Força: OK! Flexibilidade: OK! Esperteza: abaixo da média…

 

OBJETIVOS

Estabelecer um objetivo é fundamental para saber o quanto estamos perto ou longe da linha de chegada. Vou usar os números do MUDE.NU como referência.

MEDIDAS MUDE.NU EU ⇓⇑
COEFICIENTE 0,488
PESCOÇO 43 39
BICEPS 40,4 37
ANTEBRAÇO 33,7 29,6
PEITO 112,2 105,7
CINTURA 84,1 88
QUADRIL 101 101,4
COXAS 60,6 54,5
PANTURILHA 40,4 39

 

Dentro desta comparação quais serão os meus focos? Vamos eleger 3 objetivos para a próxima avaliação, que será em AGOSTO.

  • Aumentar BICEPS: não é muita coisa, embora eu continue achando que essa não é uma medida proporcional.
  • Diminuir CINTURA: meu objetivo é chegar a 85 cm de circunferência abdominal.
  • Aumentar ANTEBRAÇO: não treino nada específico. Talvez seja um objetivo mais simples de alcançar.

Como vou fazer isso? Sei lá! Vamos perguntar para o Igor. No próximo post conto o que ele respondeu. Se você se solidarizou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook.

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Sobre o Autor

Renato Giannini

Renato Giannini

"Defino-me um obstinado. Não vou morrer sem conseguir ficar sarado". Desejo pouco: apenas BF abaixo de 2 dígitos e braço de meio metro. Professor, marketeiro e colunista do zBlog tenta alcançar seus objetivos enfrentando hérnia de disco, lesões e paralisias. Existe shape vencedor após os 40? Seriam os sarados astronautas? Muitas questões. Poucas respostas.

1 Comentário

  • Também acho que temos que estabelecer metas e fazer avaliação periodicamente também é muito importante, vejo muitas pessoas somente indo para a academia sem saber direito o que esta fazendo e aonde quer chegar!

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