PERSONAL

QUAIS SERIAM AS MEDIDAS IDEAIS?

steve-reeves
Renato Giannini
Escrito por Renato Giannini

Em outro post eu falei sobre proporção áurea e a minha busca por uma aparência proporcional. Mas quais seriam as medidas perfeitas para o corpo masculino? Fiz algumas pesquisas sobre o assunto e encontrei três padrões distintos.

Vale lembrar que o conteúdo abaixo foi todo extraído da web. Não é verdade absoluta, não fiquem loucos achando que o forninho caiu!

Giovana, segura o forninho!

Giovana, segura o forninho!

Vamos dar view no meu post sobre proporcionalidade? Clica aqui e vai lá!

No final do post você encontra uma planilha calculadora com os três métodos. Basta preencher as suas medidas e ela fará todos os cálculos usando os parâmetros do MUDE.NU, Steve Reeves e John MacCallum. #aproveitaQueEuToBacana!

MUDE.NU
O primeiro deles encontrei no site MUDE.NU. Pra saber as medidas perfeitas é preciso encontrar o seu coeficiente de comparação. Para isso precisa fazer uma conta simples. Divida o seu peso ideal pela sua altura.

90 kg é a minha meta. Minha altura é 1,80m (já medi 1,81m, mas acredito que esteja em processo de encolhimento…). O coeficiente obtido é 0,5. A partir daí basta consultar a tabela. No meu caso o resultado foi o seguinte:

Estas não seriam medidas de um fisiculturista. Mas elas dariam aquele visual “sarado” que tanto sofremos para alcançar. E onde deu problema? Cintura! Até que o quadril não ficou tão fora. Até.

tabela gerada com os parâmetros do Mude.NU

Na tabela você visualiza as minhas medidas atuais, as medidas sugeridas seguindo o coeficiente do Mude.Nu e a diferença percentual em real e ideal.

 

STEVE REEVES
Mas existem outros padrões. Segundo o grande oráculo GOOGLE, Steve Reeves é uma referência no assunto simetria. O fisiculturista até hoje é mencionado, embora seja considerado pequeno para os padrões atuais.

Stephen Lester Reeves (1926 — 2000)
Reeves recebeu muitos títulos em fisiculturismo, como Mr. Universo e Mr.America. É lembrado também por seu desempenho em vários filmes épicos italianos, dos fins dos anos de 1950 e início dos 60, interpretando heróis mitológicos como Hércules, dos quais se tornou o pioneiro em desempenhar o personagem, seguido por outros colegas norte-americanos também fisiculturistas que acompanharam seus passos na Europa, como Gordon Scott, Ed Fury, Mark Forest, Reg Park, Dan Vadis e Arnold Schwarzenegger. (fonte: Wikipédia)

 

Ele escreveu um livro chamado “Building the Classic Physique: The Natural Way” onde determina uma equação para a aferição da proporcionalidade masculina. Seria ela:

  • Pescoço: 79% da medida da cabeça
  • Peito:  148% da medida do quadril
  • Biceps:  252% da medida do pulso
  • Cintura: 86% da medida do quadril
  • Coxa:  175% da medida do joelho
  • Panturilha: 192% da medida do tornozelo

Bem, baseado nesta tabela, minhas medidas ideias seriam:

tabela de medidas calculada seguindo os parâmetros de Steve Reeves

Na tabela acima você visualiza as minhas medidas atuais e as medidas sugeridas pelos critérios indicados por Steve Reeves. Na 3ª coluna, a diferença percentual entre real e ideal.

 

É claro que essas medidas são relativas para fisiculturistas. Imagina eu com um peito de 156 cm e uma cintura de 85? Só nascendo de novo! O que me diz que não vai rolar.

JOHN McCALLUM
Outra referência no segmento, John McCallum. Os seus parâmtros são encontrados no livro “SUPER SQUATS: How to Gain 30 Pounds of Muscle in 6 Weeks” essa tabela baseada no tamanho do punho. Vamos aos parâmetros?

6,5 vezes o punho é a medida do peito
85% da medida do peito resulta a medida do quadril
70% da medida do peito resulta na medida da cintura
53% da medida do peito resulta na medida da perna

37% da medida do peito resulta na medida do pescoço
36% da medida do peito resulta na medida do braço
34% da medida do peito resulta na medida dos gêmeos
29% da medida do peito resulta na medida do antebraço

Vamos à dura realidade?

Na primeira coluna minhas medias atuais. Na segunda, as medidas sugeridas seguindo os critérios de John McCallum. E na 3ª a diferença entre real e ideal (valor percentual).

Na primeira coluna minhas medias atuais. Na segunda, as medidas sugeridas seguindo os critérios de John McCallum. E na 3ª a diferença entre real e ideal (valor percentual).

 

Aqui vemos que, tirando excessos alarmantes de cintura e quadril, até que não está ruim.

PLANILHA SALVA-VIDAS
É muito chato fazer essas contas todas. Então fiz uma planilha que faz todos os cálculos para você. Basta alimentar com as suas medidas. Todas as tabelas do post foram geradas na planilha calculadora. Faça o download e desfrute!

Importante: a planilha só funciona para homens. As mulheres usam outros parâmetros.

Faça o download da planilha calculadora de medidas

 

MEU PESO
Como prometido no post anterior, segue mais uma foto do meu peso. Depois de um carnaval baseado na clara de ovo, progressos! Fui recompensado por tanta provação. Meu peso ficou em 93,1 kg. Ou seja, desde a última pesagem diminuí 2,4 kg. Até que foi bom, né?

A meta são 7 kg até o dia 25/03. E faltam ainda 3,1 kg. Mas o que eu vejo é, mais do que peso, tenho que diminuir medidas. E a dieta cortando açúcar, glúten, gordura e alegria de viver está voltada para isso: consumir meus pneus!

IMG_3592

Semana que vem tem mais! Até lá.

halter

Sobre o Autor

Renato Giannini

Renato Giannini

"Defino-me um obstinado. Não vou morrer sem conseguir ficar sarado". Desejo pouco: apenas BF abaixo de 2 dígitos e braço de meio metro. Professor, marketeiro e colunista do zBlog tenta alcançar seus objetivos enfrentando hérnia de disco, lesões e paralisias. Existe shape vencedor após os 40? Seriam os sarados astronautas? Muitas questões. Poucas respostas.

4 Comentários

  • Fala Renato! Adorei o texto, mas fiquei com inveja. Acho que você deveria fazer um com a tabela voltada para as mulheres. Se quiser usar minhas medidas como parâmetro estamos as ordens kakakakakakaka. Vou ficar aguardando em… Beijos

  • Olá Igor,
    A fórmula do método do site MUDE.NU não foi criada por eles, na realidade é uma tradução e conversão do sistema americano para o SI, feita no site .
    A versão original foi feita pelo time da MuscleNet:

    Abç,

  • Olá Renato,

    A tabela do método do site MUDE.NU não foi criada por eles, na realidade é uma tradução e conversão do sistema americano para o SI, feita no site Fisiculturismo.com.br. .
    A versão original foi feita pelo time da MuscleNet:

    Abç,