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SAIBA A DIFERENÇA ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

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Flavia Bosco
Escrito por Flavia Bosco

Quantas vezes você ao perguntar a um parente ou amigo se ele esta fazendo algum exercício físico já ouviu aquela velha resposta “Mais? Já ando pra cima e pra baixo o dia inteiro, arrumo casa, subo e desço escadas direto, quer mais exercício do que isso????

Então você pensa “correria do dia-a-dia pode substituir a prática regular de Exercício Físico?”.

Primeiramente vou explicar para vocês a diferença dos termos atividade física e exercício físico, essas definições esclarecem as diferenças das atividades que realizamos no nosso dia a dia dos exercícios físicos.

Atividade Física

Pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso (CASPERSEN et alii, 1985 ) , ou seja, estamos fazendo Atividade Física quando realizamos movimentos simples como  os mencionados por nossos amigos, tarefas diárias básicas: escovar os dentes, varrer a casa, levantar, caminhar, lavar a louça, ir ao banheiro; enfim, quando realizamos movimentos que necessitem de um gasto adicional de energia comparado a um nível de repouso.

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Já o Exercício Físico é uma atividade planejada, programada, estruturada, acompanhada e orientada por um profissional de educação física, segundo Pereira (2009), pode-se definir como “aquele que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo”. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatias, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica) moderam o colesterol e ajudam a prevenir a obesidade, controlam o peso corporal, diminuem o risco de quedas em pessoas idosas, fortalecem os ossos e músculos .[][ ] Além disso, melhoram a saúde mental e o humor ajudando a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

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Um exemplo simples e prático é a caminhada: quando orientada por um profissional de educação física ela englobará todos os aspectos necessários como:  periodização, frequência, intensidade, volume, tipo do calçado até a recuperação pós-exercício, e se caracterizará como exercício físico.

Mas quando realizada como forma de passeio ou mesmo que seja para o controle do peso corporal, mas sem o acompanhamento de um profissional ela se torna uma simples atividade física.

Podemos concluir então que o exercício físico e a forma de preparar nosso corpo de maneira planejada e segura para executarmos as atividades físicas do nosso dia a dia, como ir a padaria, passear com o cachorro e caminhar no calçadão sem compromisso.

Claro que pessoas que optam por ir para o trabalho de bicicleta ou preferem usar as escadas ao invés do elevador estarão realizando uma atividade física e não um exercício físico, mas elas terão uma melhora em sua condição física maior do que aquelas que não fazem.

Mas algumas atividades físicas também podem se tornar prejudiciais ao invés de benéficas. São exemplos os “atletas de fim de semana”, que levam uma rotina sedentária ao longo da semana e tentam se aventurar nos esportes sem possuir uma condição e orientação adequadas.

A pessoa que está parada, sem fazer exercício, sedentária e tem uma rotina de jogar futebol ou beach tênis uma vez ou outra, normalmente se expõe a uma intensidade física que ela não está preparada e assim pode acontecer o pior.

Então pratique um exercício físico para que você possa se sentir mais bem disposto para realizar suas atividades físicas diárias e possa praticar aquele futebol ou vôlei aos finais de semana, com mais segurança e menos riscos a sua saúde.

Fique esperto, você depende do seu corpo, trate ele com carinho !

Sobre o Autor

Flavia Bosco

Flavia Bosco

Flavia Bosco iniciei minha formação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, mas meu sonho sempre foi a Educação Física. Após 3 anos e meio de faculdade resolvi lutar pelo que sempre quis e consegui. Hoje sou formada em Educação Física bacharelado e licenciatura pela universidade Gama Filho.
Trabalhei como professora de musculação, Personal Training, Avaliação física, Treinamento funcional, Corrida, Eventos (na área da Educação Física), mas nada me encantou tanto quanto o método Pilates, paixão que tento passar para todos os meus alunos.
Montei meu primeiro Studio (Corporeal Pilates) junto com meu sócio Igor Borges há mais de um ano, ao qual me dedico integralmente.

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