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SAIBA QUAIS ALIMENTOS PODEM TE AUXILIAR NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO!!!

Alimentos-termogenicos
Luciana Bittencourt

No nosso dia a dia realizamos muitas atividades e todas consomem energia, não é mesmo? Mas será que toda essa energia gasta equivale as calorias que consumimos na nossa dieta?

Bom, pensando em gasto energético e no consumo de alimentos, hoje eu vou falar de uma coisa que eu sei que todo mundo vai gostar, porque melhor do que consumir um alimento que não engorde e consumir um que ainda ajude a emagrecer, não acham?

Então o assunto de hoje são os alimentos termogênicos!

Mas o que são os alimentos termogênicos? São alimentos que necessitam de maior queima de energia para serem digeridos, além de elevar a temperatura do corporal e reduzir o apetite, e  por isso, chegam a ser responsáveis por cerca de 10% do nosso gasto total de energia diário. O que quer dizer que eles podem sim auxiliar na perda de peso, pois aumentam seu gasto energético!

Listei abaixo os benefícios dos termogênicos:

  • Aceleram o metabolismo
  • Aumentam a queima calórica
  • Potencializam o emagrecimento
  • Estimulam a digestão
  • Reduzem o apetite

E quais são esses alimentos termogênicos?

São considerados termogênicos a pimenta vermelha, a mostarda, o gengibre, a canela, o vinagre de maçã e o guaraná. Também estão sendo estudados alguns compostos extraídos de plantas, como a cafeína do café, capsaícina das pimentas e catequinas de chás.

ALGUNS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

ALGUNS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

E como podemos consumir esses alimentos?

Isso vai depender de cada alimento. A pimenta, por exemplo, pode ser utilizada junto com a refeição. Já o chá verde deve ser consumido entre as refeições para não interferir na absorção de nutrientes provenientes das refeições, como o ferro e o cálcio por exemplo.

DICAS DE CONSUMO:

- Gengibre: utilizar nas saladas ou em sucos ou em molhos para saladas;

- Pimenta vermelha: Pode ser consumida em saladas, carnes ou sopas. Também ajuda na digestão. Contudo, é contra-indicada para quem tem gastrite ou hemorroidas;

- Canela: Pode ser adicionada a frutas, sucos ou iogurtes, por exemplo;

- Café: A quantidade ideal é de até três xícaras por dia;

- Chá verde: Pode ser consumido quente e gelado. Assim como o café, deve ser ingerido com cautela: o ideal são até três xícaras diárias.

É importante lembrar que apesar de os alimentos termogênicos ajudarem a emagrecer, ELES NÃO SÃO MILAGROSOS! Portanto, é importante aliar o consumo desses alimentos a um plano alimentar equilibrado, conforme a individualidade de cada um, além da prática frequente de exercício físico, ou seja, é fundamental ter hábitos de vida saudáveis!

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Até a próxima!

Sobre o Autor

Luciana Bittencourt

Luciana Bittencourt

Nutricionista -UFRJ
Mestre em Nutrição - UFRJ
Pós-Graduação em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Ex-professora supervisora de Estágio em Ciência de alimentos da UERJ
Docente do SENAC RIO
Doutoranda em Ciência de Alimentos - UFRJ
Nutricionista clínica da Nutriemotion - atua em todas as áreas do atendimento nutricional, focando na orientação para a mudança de hábitos alimentares com intuito de orientar a adoção de um estilo de vida mais sudável.

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