PERSONAL

TERRA À VISTA! E REPLETA DE COCOS!

Ton Hanks e coco
Bruno Barros
Escrito por Bruno Barros

Fala galera! Dando continuidade a nossa coluna de gastronomia fit, voltamos nossa atenção para o querido coco. Imortalizado nas telas de cinema nos filmes de náufragos como principal item da dieta de seus personagens. O coco também se faz presente em nossas praias, sendo o mais consumido para aliviar o calor tropical. Um verdadeiro queridinho do brasileiro. E não é para menos, afinal o coco tem várias utilidades além do uso culinário. Vale uma pesquisa no wikipedia para verificar a infinidade de usos do coco.

Wilson, where are you? Wilson! Wilson! I´m sorry Wilson…

Tom Hanks, no filme O Náufrago.

 

No entanto, hoje queremos dar um foco específico ao óleo de coco, pois parece ser um assunto relevante para quem quer perder medidas. O óleo de coco é riquíssimo em dois tipos de gordura, o ácido láurico e o monolauril. E por ser um triglicerídeo de cadeia média este tem digestão rápida e facilitada, sendo assim são destinados para a produção de energia, e portanto, não se alojam no seu corpo na forma de “pneu”. Além disso, o óleo de coco tem ação anti-inflamatória a nível celular, o que aumenta a produção de substâncias protetoras, combatendo o sobrepeso e obesidade. Se não bastasse, ele ainda tem propriedades antifúngicas e bactericidas, melhorando a resposta imunológica.

Mas vale uma ressalva. O uso do mesmo deve ser feito de maneira ponderada, pois alguns estudos apontam que alta concentração de óleo de coco na dieta pode trazer alguns desconfortos gástricos. E pessoas com problemas hepáticos devem procurar um nutricionista antes de começar seu uso.

Coco e óleo de coco

Agora vamos à receita. Como fazer seu óleo de coco. Segue o passo-a-passo:

  1. Cortar o coco em pedaços na medida de um para três (uma xícara de coco para três de água).
  2. Bater ambos em liquidificador por cerca de 3 minutos.
  3. Coar o líquido em uma peneira. Quanto mais fina a peneira melhor. Recomendo o uso do coador de voal. Nessa etapa você já tem o leite de coco. A parte sólida do coco você pode levar ao forno e assar e assim ter uma farinha de coco.
  4. Levar o leite de coco ao fogo em uma panela para ferver em fogo médio. Esse processo leva cerca de uma hora.
  5. Pronto! A parte líquida desse processo da origem ao óleo de coco. Colocar em recipiente de vidro com tampa devidamente esterilizado e guardar sob refrigeração.

 

OBS: Abaixo de certa temperatura o óleo de coco vai para o estado sólido. Basta reaquecer que o mesmo volta para o estado líquido.

Pra cada quilo de coco consegue-se extrair cerca de 100 à 200ml de óleo de coco.

Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Barros

Bruno Barros