GASTRONOMIA FIT NUTRIÇÃO

VILÕES REDIMIDOS

vade e colher
Bruno Barros
Escrito por Bruno Barros

Fala Galera! Estamos de volta para falar de alguns alimentos que por muito tempo foram “demonizados” pela ciência e excluídos de nossa dieta, e agora graças à mesma ciência eles estão de volta às nossas mesas. Por isso eles são os vilões redimidos. Tal quais aqueles vilões do cinema que encontram sua redenção nas últimas cenas do filme.

Para começar falaremos do Ovo. Conta a história que o ovo foi “demonizado” pela primeira vez em 1973 pela Associação Americana do Coração por conter muito colesterol em sua composição e, assim, poderia aumentar o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, estudos dos anos 90 mostraram que o consumo diário de ovo não eleva a incidência de infartos e derrames. Pelo contrário, o ovo é uma excelente fonte de proteína, vitaminas A, B, D, E e K e minerais.

Além disso, estudos mais recentes tem mostrado que o consumo de ovo pode ajudar no emagrecimento. Como assim? Vou explicar. Esses estudos mostraram que a qualidade da proteína atua diretamente na saciedade. Sendo o ovo um alimento de alto valor biológico e contendo aminoácidos essenciais, sua digestão fica mais lenta, gerando, portanto mais saciedade.

Todos já sabemos dos valores da clara na dieta de quem quer manter a massa magra. Mas agora até a gema vem sendo absolvida. A gema do ovo contém as gorduras do “bem” (monoinsaturadas) e, além disso, é onde se encontra a maioria dos nutrientes do ovo.

Sendo assim, vem a pergunta. Aceita um ovo aí?

Como de costume na nossa coluna segue abaixo uma receita bacana com ovos para comer pela manhã e passar o dia sem ficar com aquela fome de leão.

Ingredientes:

  • 2 Ovos
  • ½ Tomate
  • 2 colheres de sopa de Palmito
  • 2 colheres de sopa de Shitake
  • 1 colher de sopa de quinoa
  • Temperos naturais que agradarem seu paladar (eu gosto de manjericão e orégano)

Modo de Preparo:

Bater os dois ovos e colocar em uma frigideira de teflon com um pouco de azeite extra virgem. Adicionar os demais ingredientes e temperar a gosto.

omelete

Bom apetite

Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Barros

Bruno Barros

Deixe um comentário