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VOCÊ ESTÁ DORMINDO BEM?

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Marcia Bernardes
Escrito por Marcia Bernardes

Uma boa noite de sono é essencial para manter níveis ajustados de cortisol.

Se houver desequilíbrio nesse hormônio há aumento da deposição de gordura, principalmente na região abdominal.

Veja as dicas:

Se as preocupações do dia a dia estão lhe tirando o sono, antes de ir para a cama, escreva tudo o que precisa fazer de importante no dia seguinte. Evitando assim perder seu precioso tempo na cama enumerando as atividades que terá de fazer depois.

Tire a TV do quarto! Ela pode está te deixando mais agitada do que relaxada.

Evite ingerir café, mate, refrigerante e bebidas alcoólicas à noite. Prefira os chás calmantes.

O chá é um grande aliado do sono. O chá de camomila, por exemplo, relaxa o sistema nervoso e atua como tranquilizante natural. A passiflora e erva-cidreira são outras alternativas.

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Algumas combinações interessantes que servem de calmantes são:

Laranja com hortelã

Ferva a água e acrescente dois gomos de laranja, duas colheres (de café) de chá de hortelã e tampe por 5 minutos. Depois, é só coar e servir em seguida.

Maçã com camomila

Ferva a água e acrescente duas fatias de maçã seca ou casca de maçã, duas colheres (de café) de chá de camomila, tampe por 5 minutos e coe antes de servir. Se precisar improvisar, experimente usar casca de maçã em vez da fruta seca.

Maracujá com pêssego e mel

Ferva a água e misture chá de pêssego e de maracujá com um pouco de cravo e canela. Tampe e deixar descansar por 5 minutos, coe e adoce com mel.

A banana também ajuda a dormir bem. É uma das melhores fontes do aminoácido triptofano, segundo a nutricionista Luciana Bittencourt da NutriEmotion, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Com a canela tem seus efeitos potencializados.

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Você pode optar por um mingau de aveia com banana, um copo de leite morno com mel, bater a banana com leite ou uma banana aquecida no micro-ondas coberta com canela.
Essas combinações ajudam a liberar triptofano, que é um percursor da serotonina e melatonina (substâncias ligadas ao sono). Consuma 30 minutos antes de deitar.

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NutriEmotion – Corpo e Mente trabalhando juntos para seu emagrecimento.

Sobre o Autor

Marcia Bernardes

Marcia Bernardes

Psicóloga (CRP 05/17714) pós-graduada em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sócia fundadora da NutriEmotion. Vinte anos de experiência clínica. Atuação na área do emagrecimento.