COACHING COACHING MOTIVACIONAL MUNDO SAÚDE PSICOLOGIA

Você Quer Empreender? Então Pare de Pensar Como Empregado!

wwd_mindset_and_beliefs
Eduardo Correa
Escrito por Eduardo Correa

As pesquisas mostram que a maioria das pessoas tem vontade de abrir seu próprio negócio. Seja para fugir do patrão chato, para ser seu próprio patrão, ou porque ficou desempregado de uma hora para outra. Isso mostra que o brasileiro tem senão um perfil empreendedor, pelo menos muita vontade de empreender. E por que muitos acabam falindo em até 2 anos de vida do seu negócio? Acredito que uma das causas seja a sua mentalidade. Leia o artigo e descubra como evitar isso.

O que você acha que é necessário para ser um empreendedor de sucesso? Uma boa idéia? Dinheiro para investir? Visão de negócio? Isso tudo é importante, mas se você não possuir um modo de pensar empreendedor, nada disso vai adiantar. O sucesso de todo empreendimento começa na mente do empreendedor.

Arrisco dizer que muitos negócios acabam falindo em até 2 anos de vida em virtude da “mentalidade de empregado” que o dono ainda possui. Sim, porque existe a “mentalidade de empregado” e a “mentalidade de empreendedor”.

Se você foi funcionário a vida inteira, desenvolveu uma maneira de ver a vida e reagir ao que acontece com você de determinadas maneiras. Sinto dizer que a “segurança” do seu salário mensal e dos benefícios pode causar um certo acomodamento que se reflete em reatividade. Ou seja, quando você é empregado você está mais acostumado a reagir ao que acontece na sua empresa ou na sua carreira, do que a agir.

Quer um exemplo? A maioria das pessoas não tem um planejamento de carreira, não sabe onde quer chegar. Simplesmente vai trabalhando no dia a dia. E também não possuem uma reserva financeira para emergências, como por exemplo, ser mandado embora de uma hora para a outra.

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que, neste momento, está desesperada procurando emprego, porque foi demitida e não tem dinheiro para pagar as contas.

Ao decidir empreender, você deve mudar alguns paradigmas e criar outra visão de mundo. Você tem que planejar todos os seus movimentos e treinar o seu olhar para reconhecer as oportunidades. O empreendedor vê o mundo e os acontecimentos de uma maneira particular, voltada para seu negócio.

Então, se você decidiu ser um empreendedor, é hora de você assumir o controle e dizer quem é que manda na sua cabeça.

Um dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal no mundo, Anthony Robbins, ensina 7 passou para você iniciar uma mudança no seu Mindset (ou mentalidade):

1) Clareza

1400697750-cultivating-mindset-successful-entrepreneur_original

Você precisa ter clareza e reconhecer onde você está neste exato momento. Aqui é necessária uma autocrítica consciente e realista para definir quem você é hoje. O Autoconhecimento é a base de todas as boas decisões que você tomará como empreendedor. Através dele você passa a conhecer suas competências, valores, motivadores e sabotadores. Neste artigo eu explico com mais detalhes.

2) Certeza

A partir do momento que sabe onde você está, é hora de acreditar que você tem capacidade de tornar o seu sonho de empreender em realidade. Se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai fazer isso. Aqui eu preciso te dizer que muitas vezes o empreendedor passa por momentos solitários, onde a única coisa que o mantém no eixo do seu sonho é a sua mentalidade. Saiba aqui mais dicas sobre como blindar seu Mindset contra a negatividade do mundo.

3) Entusiasmo

successful-business

Se você tem um sonho ou projeto, ao pensar nele você deve sentir uma empolgação e motivação contagiantes, seu olho tem que brilhar, sua fala tem que exprimir isso a ponto de todos ao seu redor notarem. Se isso não acontece, tem algo errado com seu sonho, ou você não deseja REALMENTE realizá-lo. Outro aspecto é que você deve alimentar esse entusiasmo diariamente. É sua obrigação, única e exclusiva, de se manter motivado. Não espere isso de mais ninguém. Não espere isso da sua família, dos seus amigos, dos seus colegas. É Você que deve se manter motivado e empolgado com seu sonho ou projeto.

4) Metas SMART

Agora que você já sabe onde quer chegar, defina quais são os passos necessários para realizar seu projeto, ou seja, estabeleça metas e prazos. Diversos estudos já comprovaram que o “simples” ato de escrever suas metas de uma forma estruturada aumentam as chances de atingi-las. E que se você imprimir e colar em algum lugar onde possa olhar para essas metas todos os dias, aí essas chances se multiplicam. Use a técnica que explico nesse artigo.

5) Foco

business-success-zone-slider1-615x221

Foco é igual a realidade. Você deve aprender a distinguir o que realmente importa do que é supérfluo ou desnecessário na construção do caminho em direção ao seu sonho. Sempre que surgir uma dúvida do caminho a seguir, pergunte-se: “Isso me aproxima ou me distancia da realização do meu projeto?”. Mas se você possui problemas em manter a concentração e um dos seus talentos é a procrastinação, talvez esse curso possa te ajudar.

6) Comprometimento

Você já sabe que direção tomar, agora é hora de se comprometer seriamente com seu sonho. E se comprometer significa dedicar-se de corpo e alma para a realização do que você deseja. É fazer o que for preciso pelo tempo que for necessário. Sem desculpas, sem “se”, sem “mas”, sem “talvez”. O fracasso não é uma opção. O verdadeiro compromisso é aquele que não diminui nem desanima com as dificuldades que surgirão pelo caminho.

7) Momentum

Momentum é um termo muito difundido por Tony Robbins para dar ritmo as suas ações. O momento certo para começar algo é sempre agora, e não ficar esperando o “momento perfeito” ou o “momento ideal”. Suas ações, mesmo que pequenas, irão te manter em movimento em direção ao seu objetivo. O sucesso é feito pelas pequenas ações diárias que você realiza.

Bom, nesse artigo você aprendeu como iniciar a mudança da sua “mentalidade de funcionário” para a “mentalidade de empreendedor”. Como o assunto é muito extenso, continuaremos no próximo artigo.

Gostou do artigo? Então CLIQUE AQUI e leia mais conteúdos sobre Recolocação, Planejamento e Transição de Carreira, Comportamento e Empreendedorismo.

Sobre o Autor

Eduardo Correa

Eduardo Correa

Meteorologista de formação, que usa a corrida como terapia, e é apaixonado por psicologia do comportamento humano e dinâmicas sociais. Nos últimos anos dedicou-se ao Auto-Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas. Como Coach de Carreira ajuda profissionais insatisfeitos com a atual profissão a encontrarem trabalhos mais alinhados com seu Propósito de Vida.

Acesse www.coacheduardocorrea.com.br/blog
Curta www.facebook.com/suaproximacarreira

Deixe um comentário